terça-feira, 29 de novembro de 2011

SPORTING E BENFICA 'ALIADOS' DE PINTO DA COSTA



Os anos passam e os dirigentes de Benfica e Sporting continuam a escorregar na fácil tentação de se hostilizarem como velhos inimigos, esquecendo-se que assim se enfraquecem servindo as pretensões de um potencial interessado que acaba por reinar com muito mais facilidade.

Claro que falo do FCPorto e do seu Presidente. Pinto da Costa, astuto, sabe bem como tirar proveito destas guerras intestinas dos rivais de Lisboa. É só olhar para os resultados desportivos e económicos dos Dragões nos últimos 30 anos e logo se percebe como o Homem do Norte retira dividendos desta peleja que mais não é do que o fruto apodrecido de uma relação que, infelizmente para os clubes (Sporting e Benfica), lhes retira a força que juntos teriam no controlo das instâncias de poder no futebol português e no negócio futebol.

É histórico, sempre que há uma aproximação estratégica entre os dois clubes, logo uns quantos 'iluminados', dos dois lados, teimam em servir de bandeja os desígnios de PC, sem que o líder portista precise de se mexer muito. Os ditos encarregam-se de o fazer, usando discursos demagógicos que recolhem uns quantos adeptos que mais não vêem do que uma rivalidade total e doentia entre Leões e Águias. Não há nada a fazer. Enquanto PC se mantiver à tona e não houver dirigentes que consigam dar um murro na mesa dizendo não ao fácil desentendimento entre os rivais de Lisboa, tudo se vai manter na mesma, ou seja: "em terra de cegos" manda quem sabe. E quem sabe, é claro, é Jorge Nuno.

Carlos Severino