quarta-feira, 14 de março de 2012

A TROIKA NO FUTEBOL PORTUGUÊS

O atual presidende da Liga de Clubes prometeu, na sua campanha para a liderança do organismo que tutela os clubes com futebol profissional, que ia aumentar o número de participantes na 1ª Liga e que ninguém descia. Depois de muita controvérsia no diz que diz e não disse, foi apresentada na assembeia geral da Liga a proposta de liguilla entre os 2 últimos da 1ª e os 3º e 4º da Honra. Parecia razoável e desportivamente bem mais correto. Mas a maioria votou contra e aprovou a não descida de divisão. Ora, os grandes não querem. E agora?

A medida aprovada tem que ir agora à FPF para ratificação, ou não, sendo que já se especula que Fernando Gomes e seus pares vão fazer vista grossa à decisão da maioria dos clubes da Liga, que são os de menor dimensão. Querem, também, que a negociação das transmissões televisivas seja tratada pela Liga!!!, deixando para trás o contacto direto com a Olivedesportos. Já António Oliveira diz que o mano Joaquim é que decide quem 'joga' no futebol português. Parece-me que o dono da Olivedesportos não vai deixar de continuar a dominar. Por issso, creio que a Liga não vai conseguir fazer valer a sua decisão e António Oliveira ficará ainda mais credibilizado nas suas afirmações, até porque é conhecedor intrinseco da realidade que denunciou.

Contas feitas, só falta o Benfica pronunciar-se. Sporting, Porto, Braga e Nacional estão contra a decisão dos restantes clubes. Neste braço de ferro onde a Olivedesportos é decisiva, a maioria dos clubes, logo a Liga, são o elo mais fraco. Fernando Gomes tem de obdecer ao 'patrão'. Traduzindo esta situação para o atual panorama político, bem podemos dizer que a Troika (Olivedesportos, PC e Aliados)  é quem mais ordena. O resto é animação para entreter os que ainda acreditam no Pai Natal.

António Fiuza, presidente do Gil Vicente, tem sido o paladino da defesa dos pequenos. Será que o Gil se vai safar da descida, ou vão-lhe arranjar outro caso Mateus?

Carlos Severino