quarta-feira, 14 de abril de 2010

BENFICA-SPORTING - Comunicação 1

Mais um Benfica - Sporting se passou, com a satisfação dos encarnados, desalento dos leões e a costumada polémica por causa da arbitragem.


Durante a minha vida estive e trabalhei, como jornalista e como director de comunicação do Sporting, em muitos Benfica - Sporting. Há 5 anos atrás, o Sporting perdeu o jogo e a possibilidade de ser campeão.


O encontro foi na penúltima jornada e bastava um empate à equipa treinada por José Peseiro para continuar a sonhar com o título. Um golo de Luisão, que fez correr muita tinta, na minha opinião em falta sobre o guarda-redes Ricardo, fez toda a diferença e as declarações divergentes de dirigentes do Sporting também.


O GOLO DA DISCÓRDIA 


No final da época 2004/05 o dérbi que se jogou na Luz tinha como grande aliciante a decisão do título. Foi, provavelmente, o Benfica - Sporting de maior interesse para ambos os clubes de há muitos anos a esta parte. As relações institucionais eram excelentes e o ambiente no estádio foi de grande entusiasmo.


Já perto do final da partida aconteceu o golo polémico mas decisivo. Luisão saltou em cima de Ricardo na pequena área, estorvando a acção do guarda-redes do Sporting que entrou a medo à bola. O árbitro, Paulo Paraty, sancionou o lance e o Benfica acabou por se sagrar campeão.


Eu estava junto do Presidente, Dias da Cunha, e antes de enfrentarmos os jornalistas houve uma troca de impressões para que houvesse coerência nas declarações em consonância com o sucedido.


Dias da Cunha, que nunca se recusava a falar aos jornalistas, lá foi confrontado pelos profissionais da comunicação que lhe puseram a questão "fatal", mas com este acrescento: "Filipe Soares Franco acaba de nos dizer que o golo do Benfica é absolutamente legal. " Dias da Cunha tinha a sua convicção sobre o lance, mas para não criar ali dissonância com o seu vice-presidente, optou por dizer: "Neste momento, por que não vi o lance na TV, nada posso dizer. Vou tirar as minhas dúvidas e depois pronuncio-me."


No dia seguinte, Dias da Cunha não teve dúvidas em dizer que considerou que o golo do Benfica foi obtido em falta e, por isso, sustentou que o Sporting tinha sido lesado.


Apesar da opinião divergente de Soares Franco, o assunto, por ter sido tratado a quente com cuidado, acabou por não gerar essa imagem tão negativa que é ver dirigentes do mesmo Clube a fazer declarações opostas.


Carlos Severino