quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PAULO BENTO - OS TEMPOS DE LEÃO




Paulo Bento está na ordem do dia pela nomeação para seleccionador nacional. Tem como suporte a passagem pelo Sporting da qual recordo alguns episódios.





EM 2000 CHEGA A ALVALADE

Paulo Bento ingressou no Sporting no Verão de 2000, vindo com outros jogadores que haviam estado no Euro 2000 como J. Pinto e Dimas. Veio no pacote do chamado "custo zero" com que José Veiga inundou Alvalade, fazendo assim valer as "ajudas" dadas a Luís Duque na conquista do campeonato, 18 anos depois da última vitória na principal prova do futebol português.

Paulo Bento sempre foi um atleta de grande entrega ao jogo, e mesmo já na casa dos 30 e com problemas num joelho nunca deixou de ser uma presença constante nos onze do Sporting até terminar a carreira como futebolista, tendo ainda sido campeão em 2002. A sua personalidade e carácter fortes sempre se manifestaram em campo e fora dele. Isso mesmo ficou patente quando após a morte de seu pai se disponibilizou para entrar no relvado para uma partida do campeonato. A sua coragem veio de novo ao de cima quando, em conferência de imprensa, anunciou, com lágrimas nos olhos, o final da sua bonita carreira de jogador.

A ESCOLHA DE DIAS DA CUNHA

Ao contrário de várias versões que já ouvi da sua chegada ao comando técnico do Sporting, posso afirmar, com propriedade, que foi Dias da Cunha quem deu o primeiro passo para Bento ser o treinador que substituía José Peseiro. Para tanto chamou os capitães, na altura, Beto e Sá Pinto, para ouvir o que pensavam sobre a escolha. Sei que os capitães de então deram o seu parecer favorável. Curiosamente, ambos haveriam de sair do Sporting desavindos com Paulo Bento. No entanto, Dias da Cunha renunciou ao mandato como Presidente e seria Soares Franco a apresentar P. Bento como técnico principal.

Nessa altura, por razões de política interna, fui "convidado" a sair, mas ainda tive oportunidade de promover a conferência de imprensa para apresentação de Paulo Bento. No final desejei-lhe boa sorte e notei estar perante alguém que sentia ter uma missão difícil pela frente, mas disposto a encará-la com toda a energia.
Internamente acompanhei o seu desempenho durante mais uns meses, sendo que, em ano de centenário, conseguiu o 2º lugar no campeonato tendo o Sporting ficado apurado para a Champions. Foi, sem dúvida, uma boa prestação.

Acompanhei as restantes épocas por fora e conhecendo bem o Sporting por dentro, fiquei com a sensação que Paulo Bento caiu na tentação "Octaviana" de levar o Clube ao colo, fazendo de treinador, dirigente, homem da comunicação e por aí fora. Provavelmente por que não havia ninguém que o fizesse, mas o desgaste que isso provocou acabou por ter consequências desagradáveis. E apesar do "forever" de JEB, Paulo Bento acabaria por sair pela porta pequena de Alvalade. Mas, tenho a certeza, sabedor de que outras portas se lhe abriam.

AGORA SELECCIONADOR

Convínhamos que apenas treinar 4 anos o Sporting e depois ser o Seleccionador Nacional não é coisa vulgar. Mas Paulo Bento já tem traquejo suficiente, como homem da bola, para saber lidar com as diversas situações que se lhe vão deparar. Claro que não pode ser ingrato a quem lhe deu e dá a mão. No entanto, todos sabemos que vai ser difícil libertar-se de determinadas pressões como fez, por exemplo, Scolari. Mas Scolari foi único e o único.



Resta saber como vai Paulo Bento lidar, por exemplo, com Varela e Carlos Martins, jogadores com quem nunca contou no Sporting e que são hoje valores firmes no Porto e Benfica! A vida tem destas coisas e certamente que Paulo Bento saberá, acima de tudo, defender os interesses da Selecção.

Carlos Severino