quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SIC - NOTÍCIAS - UMA "ESTÓRIA" DE CAMPEÕES


A SIC – Notícias que está a comemorar 10 anos, arrancou quando eu já era colaborador do Sporting. Como responsável pela Comunicação, fui muitas vezes confrontado com pedidos para se fazerem reportagens "À SIC". Uma delas foi mesmo uma brilhante jogada de antecipação solicitada pelo grande repórter, e ex. Companheiro TSF, José Manuel Mestre.

No final da temporada 2001/02, o Sporting estava a um passo de se sagrar Campeão, mas tinha de aguardar pelo resultado de terceiros para confirmar o Título. Os leões haviam jogado, a um sábado, em Setúbal onde empataram a 2 bolas. Mas mesmo ganhando, o Sporting tinha de esperar por uma conjugação de resultados, quase improváveis, para fazer a festa.

Com uma visão muito objectiva do que podia suceder, mesmo com as probabilidades dos tais resultados a serem diminutas, o jornalista, SIC, José Manuel Mestre contactou-me no sentido de que o Sporting autorizasse a montagem de um palco e a instalação de estruturas junto ao velhinho Alvalade, para que pudessem, se fosse caso disso, fazer a grande festa da conquista do Título.

Depois de uma boa conversa, lá acertámos os pormenores e ficou assente que a SIC estava autorizada a montar o material necessário à cobertura de uma hipotética festa. Sei que o Mestre teve de convencer, internamente, quem fazia a gestão dos gastos para que apostassem em algo que tinha poucas probabilidades de acontecer. Mas convenceu.

Conheço Mestre dos meus tempos de TSF e quando lá cheguei já ele era uma referência da reportagem. Trabalhámos juntos num programa diário e em diversas reportagens. Confesso que aprendi muito com ele. Aprendi que uma das características do grande repórter é andar sempre um passo à frente dos outros, mesmo correndo riscos.

Com todos os riscos assumidos, a SIC preparou-se e aguardou pelo desfecho final. E não é que o palpite do Mestre deu certo! Os resultados conjugaram-se e o Sporting foi CAMPEÃO a uma jornada do final do campeonato. José Manuel Mestre, ele próprio, e outros companheiros fizeram com que a SIC – Notícias saísse, mais uma vez, na frente e desse ainda mais brilho a uma festa que nem estava preparada.

Tal como a Ronaldo, o sucesso na SIC – Notícias também dá muito trabalho. Na pessoa do grande repórter e meu amigo José Manuel Mestre, aproveito para endereçar os meus parabéns à SIC – Notícias pelos 10 anos de um autêntico serviço Público de grande qualidade e utilidade.

Carlos Severino