quarta-feira, 20 de julho de 2011

FUTRE - Pinto da Costa queria Jordão, Pedroto o ‘miúdo’

Jordão esteve na calha no ataque do FCPorto ao Sporting no defeso de 84. Pinto da Costa queria o leão que jogou, anos antes, no Benfica mas acabou por contratar Futre.

PINTO DA COSTA INCENTIVA FUTRE

“Aí [Sporting] não, mas aqui [FCPorto] serás tu e mais dez” garante Futre ter ouvido da boca de Pinto da Costa quando, ao telefone da Casa do FCPorto em Lisboa, falou a primeira vez com o presidente dos dragões. Haveria de ouvir, outra vez, palavras idênticas quando chegou à Invícta.

Futre foi para o FCPorto após incursão do Sporting nas Antas. João Rocha, presidente dos leões, contratou os médios Sousa e Jaime Pacheco. Pinto da Costa respondeu – lhe: chegou a acordo com Futre socorrendo-se da famigerada lei da falta de condições psicológicas.

PROPOSTA EM PAPEL PARDO

Antes de ‘fugir’ do Sporting, Futre apresentou proposta de aumento de vencimento a Armando Biscoito, ao tempo secretário – geral do clube. O ex jogador diz que não sabe se a proposta chegou ao presidente João Rocha. Biscoito esclarece: “Apareceu-me com números que não me recordo, escritos em folha de papel pardo! Naquele dia não consegui falar com o presidente [João Rocha]. Falei no dia a seguir. Quando procurei Futre, para entabular negociações, ele tinha ido ao Centro de Medicina em Lisboa, e nunca mais voltou a Alvalade! Foi ‘interceptado’ por Perez Andion, representante do FCPorto em Lisboa, como o próprio me contou mais tarde.”

Carta da FPF Trama Sporting

Armando Biscoito garante que tudo fez para resgatar Futre. “Dei indicações na secretaria para não se aceitar nenhuma carta registada vinda do Futre, para evitar a rescisão por causas psicológicas. Passados 25, 26 dias recebemos uma carta registada da FPF e, para nosso espanto, lá dentro estava o documento, assinado pelo jogador, que tínhamos evitado receber. Tudo acabou. A FPF esteve, lamentavelmente, em conluio com Futre e com quem o contratou!”

Relatório Para Empréstimo

Joseph Venglos está ligado à ‘fuga’do esquerdino. O técnico leonino preocupava-se com o desenvolvimento físico de Futre. O jovem tinha problemas de crescimento (ver caixa) e disso deu conta Venglos num relatório onde recomendava, apurou o Correio Sport, que o avançado fosse rodar noutro clube da 1ª Divisão. O treinador acabou por deixar Alvalade. O sucessor ficou com a ‘batata quente’. John Toshack decidiu do empréstimo, à Académica, que não se concretizaria.



A FUGA


Em segredo, o jogador viajou para o Porto na companhia do ‘amigo’ do FCPorto, Domingos Pereira, e ainda do dirigente, Alexandre Magalhães, portador do contrato, cumprindo assim o desejo do treinador. “Pinto da Costa queria o meu colega [Jordão], mas foi o José Maria Pedroto que optou por mim, pelo miúdo”, disse Futre ao Correio Sport.


No Esconderijo da Invicta


Como Futre tinha contrato com os leões, os dirigentes do seu novo clube ‘esconderam-no’ até tudo se resolver. Foi para casa de Álvaro Braga Jr., do departamento de futebol portista, onde ficou três meses. “ Os pais, preocupados, ficaram felizes por saber que ele ia morar na minha residência.”

GANHAR 30 VEZES MAIS


Sabedor do que se passava, Pinto da Costa propôs ao jogador um contrato de 27.000 contos (135.000 euros) por época, mais carro e casa, cerca de 2200contos mês (11.000 euros). Futre ganhava 70 contos mês (350euros) no Sporting.

SPORTING TENTOU TUDO PARA RECUPERAR FUTRE

Mas até ter recebido a carta da FPF o Sporting não desistiu como refere Armando Biscoito:”Fui ao Montijo com o advogado do Sporting, João Gaspar. Negociei com o irmão e os pais de Futre, avançando com uma verba a rondar os 18.000 contos (90.000euros) por época, 1500 contos mensais (7.500 euros), mas nada feito.”

PROTAGONISTAS


1 – O único arrependimento

Futre confessa ao Correio Sport que só se arrepende de: “não ter dito nada ao ‘Manel’ [Manuel Fernandes]. Fiquei na dúvida. Ele era o capitão e podia deixá-lo numa posição complicada. Optei por nada dizer. Só os meus pais e o meu irmão é que sabiam.”

2 – A cinta do tratamento para o crescimento

O jovem Futre tinha um problema nas costas que lhe estava a atrapalhar o crescimento. “Entre os 15 e os 17 anos usei uma cinta nas costas para me ajudar a corrigir um problema de crescimento, confessa o ex. avançado.

3 – Só foi a casa no Natal e de costas guardadas

Futre chegou ao Porto em Junho de 84 e só regressou a casa dos pais no Natal daquele ano. “ Vim ao Montijo acompanhado pelo “vovô” Domingos Pereira e por um guarda – costas, não fosse o diabo tecê-las”, recorda o esquerdino.

4 – As diferenças entre Oliveira (Sporting) e Frasco (FCPorto)

Octávio Machado (adjunto do FCPorto) salienta que os hábitos de vida de Futre foram alterados para realçar o seu potencial. “No Sporting ele partilhava o quarto com o Oliveira. No FCPorto passou a ter como companheiro o Frasco, o que não era propriamente a mesma coisa.”


5 – A transferência para o Atlético de Madrid adiada por um ano


Futre consultou José Eduardo, presidente do Sindicato de Jogadores, Paulo Relógio, advogado do Sindicato de Jogadores após a segunda época no FCPorto. Havia uma proposta milionária do Atlético de Madrid. “Aconselhámos o jogador a não sair”, disse o, também, ex jogador do Sporting.

Carlos Severino - Publicado em Ficheiros Secretos, Correio da Manhã, 16/7/2011