segunda-feira, 15 de agosto de 2011

SÁ PINTO vs ARTUR JORGE

Entre a Cabala e a Opção

Portugal precisava de vencer. Em Março de 1997, preparava-se o importante encontro com a Irlanda do Norte, que se mostrava quase fundamental para o alcance do apuramento para o Mundial França 98.



Para espanto geral, da convocatória do seleccionador nacional, Artur Jorge, não fazia parte Sá Pinto, então avançado do Sporting, treinado por Octávio Machado, que estava em grande forma.

A situação despertou muita curiosidade, o que levou a que a rádio TSF e o Jornal Record apresentassem uma versão sustentada por fonte próxima de Artur Jorge, que aqui recordamos: “Sá Pinto teve comportamentos menos ajustados nos estágios em Braga e na Grécia, aquando de 2 jogos de preparação.”

Artur Jorge: “Foi opção técnica”

À questão sobre as causas da não convocação de Sá Pinto, Artur Jorge disse: “ Não houve mais nada que uma decisão minha, uma opção meramente técnica”.

Sá Pinto dirigia-se para Alvalade quando ouviu e leu a notícia. Rumou para o Estádio Nacional, após ter recebido um telefonema do assessor de imprensa da FPF, Joseph Wilson, convidando-o a ir despedir-se dos colegas, e o caldo entornou-se.

A Única Testemunha

Testemunha única de tudo o que aconteceu foi o actual médico da selecção A, Nuno Campos, que estava no local, na qualidade de clínico dos sub – 21. Dirigia-se a Artur Jorge para lhe transmitir que Dani (Jogador do AJax) não estava em condições físicas de substituir o também lesionado, Rui Barros. Diz Nuno Campos, que assistiu à chegada de Sá Pinto: “deu dois murros na cabeça de Artur Jorge, atirando-o ao chão e perguntou-lhe ‘ó filho da p... por que é me estás a estragar a vida?!”

“Nada Disse ao Jogador”

Nas diversas versões, para justificar a ocorrência, incluía-se uma que atribuía a Octávio Machado – estava de relações cortadas com Artur Jorge –, o incentivo ao jogador para fazer o que fez. O ex treinador do Sporting garante não ser verdade: “Não estive com o Sá Pinto antes de ele ir para o Estádio Nacional e jamais o incentivaria a proceder daquela forma”.

A Jogada de ‘Mestre, segundo Octávio’

Para Octávio Machado, o desenlace do caso foi resultado de uma cabala: “Nada acontece por acaso. A não convocatória de Sá Pinto foi uma jogada de ‘mestre’. O Sporting estava a morder os calcanhares ao Porto, no campeonato. Numa estratégia montada a Norte, houve o aproveitamento da situação para arrumar com o Sporting e para me obrigar também a sair, porque estávamos a incomodar.”

Sá Pinto afirma que não foi a não convocatória que o revoltou. “Reagi mal à acusação de mau comportamento como razão para o meu afastamento, por ser falsa.” E acrescentou: “Quanto à eventual entrevista que lhe podia baixar o castigo (ver protagonistas), Sá Pinto admite que pode ter existido essa situação, mas não se recorda de ter havido um contacto efectivo.”


Pinto Monteiro, actual PGR, Sentenciou

O caso que culminou com a condenação desportiva de Sá Pinto por agressão a Artur Jorge, teve contornos que acabaram por envolver diversas personalidades, entre elas o actual Procurador-geral da República. Pinto Monteiro desempenhava então o cargo de Presidente do Conselho de Justiça da FPF e foi quem sentenciou a penalização de um ano ao jogador. Pinto Monteiro, enquanto presidente do CJ da FPF, seguiu a decisão do ‘amigo’ Dinis Nunes (já falecido) que era o presidente do Conselho de Disciplina, como fazia habitualmente, apurou o Correio Sport. Já em relação ao processo cível, o pedido de desculpas de Sá Pinto a Artur Jorge levou este último a desistir da queixa que podia dar prisão ao ex jogador do Sporting.


PROTAGONISTAS


O Advogado do Norte

O advogado Lourenço Pinto, actual presidente da AFPorto, conduziu o caso sem evitar a pena de um ano de suspensão. “Se tivesse intervido mais cedo, o Sá Pinto podia não ter sido castigado”.

Sá Pinto: “Respeitei opções do seleccionador”

“Tinha a minha mulher grávida, a minha mãe mal de saúde e os problemas levantados pela não convocação, por duas vezes em curto espaço de tempo. Foi uma pressão enorme, mas sempre respeitei as opções do seleccionador.”

Entrevista baixava castigo para 6 meses

Dinis Nunes, presidente do CD, pediu a fonte do Correio Sport, para fazer chegar o recado: se o jogador desse entrevista a pedir desculpa a Artur Jorge, o castigo seria de apenas seis meses. Sá Pinto não deu a entrevista. Apanhou um ano.

Rui Águas ateou o que parecia apagado

Nuno Campos relembra que: “já tudo estava sanado, com Oceano a levar Sá Pinto para a sua viatura, quando surgiu Rui Águas que lhe disse das boas. O resultado foi o que as célebres e elucidativas fotos, que correram mundo, mostraram.”

Arruinaram carreira a Sá Pinto

“O castigo prejudicou o Sporting e arruinou carreira a Sá Pinto. João Pinto agrediu árbitro num Mundial, com tanta gente a ver. Apanhou 3 meses! Scolari agrediu jogador sérvio perante o Mundo. Quase nada aconteceu, porquê?”, questiona Octávio Machado.

Carlos Severino

Versão alargada da síntese que foi publicada no Correio da Manhã (Correio Sport), a 13 de Agosto.