terça-feira, 20 de setembro de 2011

GOMES: Sobremesa Atrasa e Fim Antecipa-se.

Um dia a casa veio abaixo. Fernando Gomes, bibota de ouro, melhor marcador de sempre no FCPorto, capitão de equipa, mas já em fase descendente de carreira, aborreceu-se e fez estrondo.


Já havia um ambiente crispado, com grupinhos a “conspirar” à boca fechada. Tudo se precipitou, na opinião de Octávio Machado, adjunto de Artur Jorge, quando o então capitão (Fernando Gomes não era titular) João Pinto deu uma entrevista, já na qualidade de novel capitão, no programa Livre e Directo da Antena 1. “Gomes ficou melindrado e no jantar que decorreu na Madeira, na véspera de um jogo com o Marítimo, a turbulência aumentou”.


Foi na sobremesa que a agitação ganhou forma. “ Artur Jorge exigiu que a mesa dele fosse servida primeiro, uma vez que só havia um carrinho de sobremesas. Gomes não gostou e deu conta do desagrado ao médico, Domingos Gomes. O Artur apercebeu-se da confusão e foi o primeiro a fugir da sala”, conta Octávio Machado.


O médico dos portistas, Domingos Gomes, revela que o capitão tinha razão no seu protesto.” Já era muito tarde e o serviço do hotel estava demorado. Perante as insistências de Gomes ainda fui à cozinha tentar que tudo fosse mais rápido, mas a demora exasperou o capitão. Quando chegou à fase da sobremesa os protestos de Gomes foram veementes por não serem os jogadores a ser servidos em primeiro lugar. Só que manda quem pode e obedece quem deve e daí…”.


E pelos vistos, devido aos acalorados protestos, Fernando Gomes acabou por ser obrigado a regressar mais cedo ao continente, por decisão de Pinto da Costa, Artur Jorge e Reinaldo Teles.


Augusto Inácio na altura também estava na casa dos 30. Salienta que o grupo daquele tempo conquistou muita coisa mas não durava sempre. “Houve gente que não percebeu isso”. E dá o seu exemplo: “Acabei aos 34 anos e com proposta para renovar. Mas entendi que tinha chegado a hora de pendurar as chuteiras. Outros assim não o entenderam, e eu respeito, como foi o caso do Gomes”.


Para Octávio Machado, “a insatisfação de Gomes era influenciada por alguns colegas que lhe faziam querer que iam correr com ele do Porto e ele acreditou”. O Palmelão diz que compreende a situação. “ É difícil estar em fim de carreira, ser capitão, ir e depois não ir aos jogos. Gomes precisava de ter tido outras companhias. Teria acabado a carreira no FCPorto.”


Fernando Gomes acabou a carreira de jogador no Sporting, Contactado, escusou-se, amavelmente, a prestar declarações por respeito às normas instituídas no FCPorto.


António Sousa também pertencia ao grupo dos jogadores trintões do FCPorto. Reconhece que o facto de Ivic ter dito a célebre frase ‘Gomes é finito’ “acabou por acelerar a necessidade de renovação do plantel.”
O ex internacional adiantou que “ aos 30 anos nós não eramos velhos e sabíamos que tínhamos mais para dar. Eramos um lote de jogadores carismáticos. Tudo o que conseguimos foi marcante. Mas em todo lado há renovação.”


RTP veta Octávio Machado


O Bibota veio da Madeira mais cedo, mas não foi de modas e na RTP disse de sua justiça, atirando-se a Octávio Machado, acusando-o de desestabilizar o grupo. Octávio quis retaliar mas “fui impedido de entrar nas instalações da televisão”. Da parte do FCPorto foi proposta a ida do Palmelão à RTP Porto, mas os responsáveis da televisão pública não deram provimento à pretensão portista. Octávio havia de falar sobre o tema no programa Livre e Directo da Antena 1. “As perguntas foram todas sobre o Gomes e respondi a tudo”.




PROTAGONISTAS




Nem de muletas queremos partir


Não foi agradável, como é normal, percebermos que a renovação da equipa passava pelo núcleo duro, como era o meu caso e do Gomes. Mas, mesmo de muletas achamos sempre que ainda não é tempo de partir”, afirmou Sousa.


Gomes e Nuno Gomes


“Gomes foi um caso como o do Nuno Gomes. O clube do coração não contava com eles. Ambos quiseram continuar a jogar. No caso do Gomes escolheu acabar no Sporting que é, também, um grande clube”, diz Inácio.


Só Soube do castigo de manhã


“Só soube que Gomes tinha sido mandado para Lisboa no dia seguinte. Depois da sobremesa saí. De manhã soube que tinha havido brava discussão e que Gomes foi mandado para o Continente”, conta Domingos Gomes


Octávio saúda regresso


Em relação ao regresso de Gomes ao FCPorto, Octávio realça: “ estou muito contente por ele estar de novo no FCPorto. É um homem da casa e pelo seu historial merece estar naquele clube. Desejo-lhe as maiores felicidades”


“Gomes é Finito”


A frase “Gomes é Finito” dita por Ivic, no Jamor, em Maio de 88, após a final da Taça em que o FCPorto venceu o Guimarães por 1-0, onde Gomes foi substituído, acabou por marcar a saída prematura do bibota dos dragões.




Carlos Severino


Versão alargada da sintese publicada no Correio da Manhã em 17/9/11.