quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ELEIÇÕES FPF - TUDO PELA ARBITRAGEM

Quando tudo parecia encaminhado para um consenso alargado para Fernando Gomes ser o futuro presidente da FPF, eis que surge Carlos Marta na jogada com muitas hipóteses de vencer. Tendo em conta a nova metodologia de eleição -1 delegado 1 voto -  com as Associações Distritais a terem ainda um grande peso,  e com os sinais dados, por exemplo pela AFPorto através do seu presidente, Lourenço Pinto, tudo fica mais claro. Afinal quando Pinto da Costa assumia que o FCPorto não votava em políticos para a FPF, estava apenas  a vetar a possibilidade de Fernando Seara avançar. Por isso socorreu-se, através de  Joaquim Oliveira,  do inimitável Soares Franco para apalpar o terreno. O ex presidente do Sporting, ingenuamente, prestou-se a fazer figura de marioneta que nem sequer o apoio do Sporting tinha.

 Com o previsível aparecimento de Fernado Gomes tudo parecia resolvido, já que era visível haver unanimismo nos apoios recolhidos. Na arbitragem continuaria Vítor Pereira.  Porto, Benfica e Sporting estavam com o actual presidente da Liga. Mas... tam, tam , tam tam... Luís Duque, homem forte do futebol leonino, veio apoiar Carlos Marta, o que levou opresidente do Sporting, Godinho Lopes, vir a terreiro dizer que o Clube mantém o apoio a Fernando Gomes porque "nos leões é a voz do presidente que representa o clube"! Pelos vistos Duque aceitou a reprimenda, pelo menos para já, mas nota-se que há uma estratégia pública/privada.  Na candidatura de Marta, o Conselho de Arbitragem é liderado por Luís Guilherme, actual presidente da APAF.

 E é nas duas listas para o pelouro mais desejado - a arbitragem - que se vai decidir a contenda para o cadeirão da FPF. Percebe-se que Pinto da Costa já não vê Vitor Pereira, o actual presidente da arbitragem, com bons olhos. Duque, pelos vistos, também não. Sobra o Benfica. Aqui chegados, bem se percebe onde está a guerra: Porto vs Benfica, claro está.  Se Marta avançou é porque tem algumas garantias de peso. Tem, por exemplo, Seara na presidência da AG, o que não deixa de baralhar dada a conotação benfiquista do actual edil de Sintra!  Neste braço de ferro Vieira/P. Costa se vai saber quem está com mais preponderância junto dos diversos agentes desportivos que representam a assembleia eleitoral da FPF. O Sporting pode estar em boa posição para desempatar e ganhar relevancia nos centros de decisão do futebol dos quais há muito anda arredado. Dia 10 de Dezembro tudo ficará resolvido, ou talvez não.

Carlos Severino