quinta-feira, 19 de novembro de 2009

RICARDO CARVALHO - PINTO DA COSTA ACERTOU EM CHEIO



A selecção está no Mundial da África do Sul após uma saborosa vitória na Bósnia. O jogo terminou com Ricardo Carvalho como capitão de equipa, no dia em que completou 60 internacionalizações. Como o tempo passa.

A "estória" de hoje tem, precisamente, a ver com um momento vivido no verão de 1997, com três intervenientes: Ricardo Carvalho, Pinto da Costa e eu.

A notícia da saída, não confirmada pelo FCPorto, para o Tenerife, de Domingos Paciência, levou-me ao Porto para tentar confirmar a veracidade da informação que tinha obtido junto de uma fonte credível. Mas como nunca gostei de dar notícias para serem desmentidas, lá fui até ao velhinho Estádio das Antas para, in-loco, confirmar a veracidade do que me haviam dito. 

Chegado à "casa" do FCP, pedi para falar com o presidente, Pinto da Costa, para que não houvesse equívocos.  Enquanto esperava pela resposta ao meu pedido, fui andando por ali e, de repente, dou com os olhos no líder portista. Logo a ele me dirigi e, depois dos cumprimentos da praxe, fui directo ao assunto perguntando se a saída do Domingos era uma realidade? Pinto da Costa, a sorrir, disse-me que lhe parecia que o avançado já tinha limpo o cacifo. Pedi-lhe que me confirmasse para o gravador e, enquanto o tentava convencer a gravar, aproximou-se de nós um jovem de cabelo comprido, que eu não conhecia.  PC virou-se para mim e disse-me: "sabe, o que interessa é o futuro e quero apresentar-lhe um novo Fernando Couto". Com efeito, com aquele cabelo o jovem parecia-se com Couto. Seguindo com a conversa, e dando uma palmadinha amigável no ombro do "rapaz", acrescentou: "aqui, o nosso Ricardo Carvalho, vai agora rodar para o Leça, para ganhar experiência, e olhe que este não engana". 

Passado este tempo todo, dá para perceber que Ricardo Carvalho, apesar de ter, entretanto, mudado de visual, não enganou mesmo. Antes de regressar ao FCP, esteve uma temporada no Vitória de Setúbal e outra no Alverca. Depois ganhou tudo o que havia para ganhar no Porto de José Mourinho, e em 2004/05 ingressou no Chelsea onde continua a ser um dos esteios da equipa inglesa.

Com o apuramento para a fase final do Mundial, Ricardo Carvalho atinge, assim, o patamar que Pinto da Costa lhe augurou em 1997. Quem sabe, sabe.

Aqui quero deixar os parabéns a todo o grupo de trabalho que levou a selecção a escrever, na Bósnia,  mais uma página brilhante da sua história e com Ricardo Carvalho, o personagem desta "estória", como CAPITÃO.

Carlos Severino