quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PINTO DA COSTA, SEMPRE NA DEFESA DO FCP



O FC Porto acaba de vencer, categoricamente, no Vicente Calderon, o Atlético de Madrid de Simão e Quique, e arrecadou mais uns milhares de euros. Há muitos anos que é assim. Tudo fruto de uma estratégia traçada por Pinto da Costa que defende o seu clube, em toda a linha, como se pode constatar na “estória” que passo a contar.


Foi a primeira vez que estive frente a frente com Pinto da Costa. Corria o ano de 1990, mês de Outubro. A Selecção Nacional ia jogar nas Antas, um encontro de apuramento para o Europeu. A Holanda era o adversário. Ganhámos por 1-0, golo de Rui Águas, na altura a jogar no FCP.


Como enviado da TSF para fazer o acompanhamento da Selecção, então treinada por Artur Jorge, certa manhã fui fazer o treino. Antes dos jogadores entrarem em campo, os jornalistas estavam à beira do túnel de acesso às cabinas, em amena cavaqueira. Comentava-se então o aspecto, bom aspecto, que o Estádio das Antas tinha. Havia sido remodelado recentemente e as bancadas estavam todas pintadas de azul.


Do fundo do túnel surgiu Pinto da Costa. Deu um sonoro e agradável bom dia e cumprimentou, um a um, os jornalistas presentes.


Álvaro Faria, jornalista do JN, no seguimento da conversa sobre o estádio, disparou virando-se para o Presidente dos Dragões: “então Presidente, o estádio está todo azul, só falta mesmo a relva para não haver outra cor. Por que é que a relva não é, também, azul?”


A resposta não se fez esperar: “ oh homem, então você não sabe que a relva é para pisar…”. E foi… gargalhada geral.


Confesso que fiquei surpreendido com a rapidez de raciocínio e a resposta na ponta da língua de Pinto da Costa. Nunca tinha estado junto dele. Deu logo para perceber que aquela ironia era corrosiva e demonstrava, claramente, que o dirigente nem num pormenor menos significativo deixava de defender o seu clube. E ainda hoje, passados quase 20 anos, é assim.


Carlos Severino