sábado, 26 de dezembro de 2009

SALEIRO-UMA "ESTÓRIA" DE NATAL


Carlos Saleiro anda nas bocas do mundo por ser um dos pontas de lança do Sporting e ter marcado o golo da vitória no jogo com a Naval para a Liga, mas a sua fama já vem do tempo em que nem sequer tinha nascido.


Saleiro tem 23 anos e fez toda a formação futebolística no Sporting. Começou por ficar famoso por ter sido o "Primeiro Bebé Proveta" nascido em Portugal. Este facto levou uma jornalista, de uma revista a contactar-me, há uns anos, na qualidade de Director para a Comunicação Social, para pedir uma entrevista ao miúdo que despontava nas camadas jovens do Sporting. Como a minha ligação era mais à equipa principal quis saber a que propósito queria entrevistar um "puto" de 14 ou 15 anos?


"Sabe, eu quero entrevistá-lo por ele ter sido primeiro "Bebé Proveta" a nascer em Portugal." Foi assim que a jornalista manifestou o seu desejo. Confesso que não sabia, mas lá tratei do assunto que passou, também, por conhecer as "estórias" sobre o jovem.


Fiquei a saber que após o nascimento do Carlos – bom gosto no nome - por ter sido um acontecimento e por pertencer a uma família humilde, houve gente que prometeu mundos e fundos, uns para aparecer e poucos com boas intenções. Nesse número restrito, boas intenções, estava Isabel de Trigo Mira que, ainda longe de saber que iria ser dirigente leonina, e que dirigente, ofereceu os primeiros anos de educação escolar no seu colégio, o Luso Britânico, o que, depois de algumas peripécias aconteceu mesmo.

Passados uns anos, Isabel de Trigo Mira já como dirigente do Sporting, também está ligada à vinda de Ronaldo da Madeira, recebe um telefonema da mãe de Saleiro a comunicar-lhe que o filho, com pouco mais de 10 anos, também estava no Sporting. E foi uma alegria para ambas.

O tempo passou e Carlos Saleiro sagrou-se Campeão Europeu de Sub – 17 e Campeão Nacional de Juniores com Paulo Bento como treinador. Depois, foi rodar para outras paragens. Ainda me lembro dos golos que marcou ao Sporting pelo Fátima, numa eliminatória para a Taça de Portugal que os Leões ganharam em cima da hora.

Segue-se o Vitória de Setúbal e Académica onde mostrou, de novo, os seus dotes de goleador.

Esta época Paulo Bento deu-lhe a oportunidade de regressar, mas jogou pouco. Carvalhal apostou nele em dois jogos onde Saleiro fez boas exibições e até marcou o tal golo decisivo na Figueira da Foz.

Agora sem Liedson, lesionado por uns tempos, Carlos Saleiro pode ser uma solução, a solução da "casa" se lhe continuarem a dar oportunidades. Com estampa de atleta, 1, 86m, o primeiro "Bebé Proveta", pode ser o primeiro ponta de lança, em muitos anos, gerado na Academia a vingar.


Pelo menos já marcou mais golos, esta época, que o avançado, Sinama - Pongolle, que o Sporting acaba de contratar ao Atlético de Madrid por 6 milhões.

 

Carlos Severino