quinta-feira, 22 de julho de 2010

GIMÉNEZ POR 900 Mil CONTOS!


Se alguém veio para o Sporting por números que não correspondiam ao valor real do jogador, foi o então jovem Bruno Giménez. Tratou-se de mais uma transferência com contornos muito peculiares, que vale a pena contar.

A MULTIPLICAÇÃO DOS DÓLARES


Bruno Giménez era um jovem de 20 anos quando chegou ao Sporting. O esquerdino "oferecido" como "prenda" a Octávio Machado, veio da Argentina, do Newell´s Old Boys, foi apresentado como um craque cujo passe custou 900 mil contos!



O jovem jogador era jingão, mas não um fora de série como o preço parecia indicar. No último jogo de Octávio à frente do Sporting, encontro com o Varzim que terminou empatado a 1 golo, Bruno ao tentar parar a bola no peito, que vinha do seu guarda- redes, acabou por isolar um avançado adversário. Eu que estava a fazer a reportagem desse encontro, não pude deixar de reparar nesse pormenor.

Já com Carlos Manuel a treinador do Sporting e eu como director de comunicação, tive oportunidade de conhecer melhor o jovem Bruno Giménez. Era um "miúdo" afável, humilde, mas muito desamparado.

Uma noite fui a sua casa por causa de uma entrevista para uma revista cujo tema era as habilidades gastronómicas de Giménez. Como bom argentino, o Bruno fez um excelente empadão de carne que foi de comer e chorar por mais. Na conversa que mantivemos, perguntei-lhe há quantos anos ele andava a saltar de clube em clube e sem a companhia da família. Disse-me que andava naquela vida desde os 13 anos! Ou seja, nas mãos de empresários! Disse-me, ainda, que vivia do jeito natural que tinha para jogar a bola, porque ninguém lhe havia ensinado como o fazer.

Quanto à questão de os adeptos exigirem mais dele, respondeu-me desta forma surpreendente: "contratam-me a preço de Maradona e eu não sou o Maradona nem sequer custei na origem o valor de que se fala"! Claro que lhe perguntei qual o valor que custou na origem? Muito abaixo do valor que é falado, respondeu-me ele! Nem 1 milhão de dólares, acrescentou.

A ser verdade a afirmação do Bruno, na travessia do Atlântico o montante passou para os cerca de 5 milhões de dólares, na altura a moeda dos States estava a 180 escudos, que o Sporting desembolsou por um jogador que acabaria por sair na época seguinte, 98/99, por não contar para o treinador, Jozic, por valores que desconheço. Afinal Giménez jogou apenas 16 encontros com a camisola do Sporting, marcando somente 1 golo.

Giménez voltou a aparecer na Europa, mas agora com o nome de Bruno Marioni. Teve alguma relevância na passagem pelo Villareal, passou ainda pelo Tenerife, mas depois fixou-se entre a Argentina e México onde conseguiu algumas boas performances. Ao certo, foi mais um daqueles jogadores "amarrado" aos desígnios de empresários e, provavelmente, o menos beneficiado com os "balúrdios" que giraram à sua volta.

Carlos Severino