quarta-feira, 14 de julho de 2010

O CUSTO DA TRANSFERÊNCIA DE BARBOSA

Estamos em tempo de mercado. As compras e vendas de jogadores sucedem-se e em tempo de crise os valores assustam. Mas em valores de 1995, a vinda de Pedro Barbosa para o Sporting envolveu a verba mais elevada de sempre em transferências internas.


BARBOSA NO SPORTING

No começo da Era Pedro Santana Lopes, Maio de 1995, a primeira grande aquisição do Sporting foi Pedro Barbosa. O jogador tinha feito uma excelente temporada no Vitória de Guimarães e Carlos Queiroz, então treinador dos leões, fez questão de trazer Barbosa para Alvalade. PSL fez-lhe a vontade, mas o custo foi de tomo.

Na altura eu era jornalista a trabalhar na TSF e tentei apurar, ao máximo, os pormenores de uma transacção em que ninguém revelava valores. Nos bastidores falava-se em 200 mil contos que já era uma verba muito elevada para aquele tempo.

Pimenta Machado era o presidente do V. Guimarães e nunca deixou de ser ele a negociar directamente os activos do seu clube. Ainda antes de tudo estar acertado encontrei-o em Lisboa e aproveitei para lhe colocar algumas questões. Antes de avançar para a gravação da conversa, não deixei de lhe dizer que me custava a acreditar que o "meu clube" desse os tais 200 mil que se falava. Pimenta Machado, com um sorriso babado, disse-me: "é mais"! - Não acredito, repliquei eu! Mostrou-me então um papel do valor que supostamente, em Itália, atribuíam ao Pedro. Nada mais nada menos que 600 mil contos. Não passava de um papel, mas Machado estava-me a dar um indicador que eu não quis valorizar. Para gravar falei-lhe de um valor na volta dos 250 mil contos. Respondeu-me que era mais. Pensei que ele estava a armar-se e acabei por dar a notícia de que a transferência se faria por cerca dos tais 250 mil contos, valor que eu achava uma escandaleira.

MUITO DINHEIRO E... 5 JOGADORES

A transferência fez-se sem que ninguém divulgasse valores, voltando a falar-se de 200 a 250 mil contos. Ao dinheiro juntaram-se mais 5 jogadores, entre eles os internacionais Capucho e Filipe!

AFINAL FORAM CERCA DE 800 MIL CONTOS

Anos mais tarde, a judiciária fez uma investigação a transacções do Guimarães e descobriu uma conta, na Suíça, em nome da mulher de Pimenta Machado, para onde foram transferidos cerca de 150 mil contos relativos à transacção de Barbosa. A notícia vinha no Público, referindo que o Sporting se tinha prontificado a ajudar na investigação de um negócio pelo qual pagou cerca de 800 mil contos!!! Mais 5 jogadores!!!

Depois de ler a notícia do Público conclui eu que, afinal, não tinha sido o jornalista perspicaz que julgava ser por não ter percebido o que estava por detrás de um negócio que atingiu valores nunca vistos. Se juntarmos aos 800 mil contos (4 milhões de euros) os valores dos passes dos 5 jogadores, (Capucho ingressaria no ano seguinte no Porto por cerca de 300 mil contos), Barbosa custou cerca 1,4 milhões de contos (7 milhões de euros), em 1995!

NOTA FINAL

Com situações como esta, torna-se mais fácil perceber a razão dos grandes défices que apresentam os clubes. Mas há muita gente que prefere meter a cabeça na areia. Um dia destes será tarde demais para evitar o total descalabro.

Carlos Severino