quarta-feira, 25 de agosto de 2010

SPORTING NA DINAMARCA - A VIAGEM A 11 DE SETEMBRO 2001

A primeira viagem do Sporting à Dinamarca foi no fatídico dia 11 de Setembro de 2001. O objectivo era jogar com o Midtjylland. Tivemos de voltar 15 dias depois para uma saborosa vitória por 3-0.


NO AR A 11 DE SETEMBRO


Pelas 9 horas do dia 11 de Setembro de 2001, a comitiva do Sporting, da qual eu fazia parte, partiu no voo que nos havia de conduzir à Dinamarca onde se iria realizar a primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, da temporada 2001/02.

Eram 14h locais quando o avião aterrou. A viagem correu bem, embora houvesse um ambiente de alguma crispação pois os primeiros jogos do campeonato não haviam corrido muito bem. Mas, entretanto chegou Jardel que tinha já jogado com o U. Leiria com quem o Sporting empatou a 2 bolas, com o ponta de lança brasileiro a marcar o golo do empate. Boloni era o treinador e a vinda de Jardel foi, para muitos, a sua tábua de salvação.


Mal o avião pousou em terras dinamarquesas, logo começaram os rumores de uma grande desgraça. Recordo-me que um adepto que viajou connosco se me ter dirigido com ar apavorado, dizendo-me que tinha começado a 3ª Guerra Mundial! Respondi-lhe, em tom de brincadeira, que se deixasse de fazer cenários catastróficos que para isso já me chegavam os problemas do Sporting! Mas o senhor insistiu referindo o ataque às Twin Tower’s em Nova York. Para tirar as dúvidas liguei para casa. Sem fazer qualquer pergunta, a minha mulher atirou logo com sinais de aflição: "estás bem"? Depois deu-me conta do horrível acontecimento.

Ainda no aeroporto dinamarquês, ninguém queria acreditar no que estava a ouvir e muito menos que tudo tinha acontecido quando estávamos em pleno voo sobre a Europa. Entretanto logo chegou o anúncio do encerramento dos aeroportos e toda a gente ficou na expectativa do que se ia seguir.


JOGO ADIADO

No final do dia 11 de Setembro chegou a informação de que o jogo seria adiado para 15 dias depois, não se sabendo se o regresso a Portugal seria feito de avião ou de comboio. Acabamos por viajar no dia seguinte de avião, mas o meu "canivete suíço", de estimação, ficou  apreendido lá no aeroporto.


JARDEL = GOLOS

Voltamos 15 dias depois para saborear uma expressiva vitória por 3-0, com golos de Beto, Phil Babb e, de quem é que havia de ser, de Jardel. Em Lisboa o Sporting venceu, mas apenas por 3-2. Nessa temporada gloriosa para os leões, a saída da UEFA foi aos pés do Milan, na 3ª ronda, mas seguiram - se as conquistas do Campeonato, da Taça e da Super-Taça. Bons tempos para o Sporting.



Carlos Severino