NO AR A 11 DE SETEMBRO
Pelas 9 horas do dia 11 de Setembro de 2001, a comitiva do Sporting, da qual eu fazia parte, partiu no voo que nos havia de conduzir à Dinamarca onde se iria realizar a primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, da temporada 2001/02.
Eram 14h locais quando o avião aterrou. A viagem correu bem, embora houvesse um ambiente de alguma crispação pois os primeiros jogos do campeonato não haviam corrido muito bem. Mas, entretanto chegou Jardel que tinha já jogado com o U. Leiria com quem o Sporting empatou a 2 bolas, com o ponta de lança brasileiro a marcar o golo do empate. Boloni era o treinador e a vinda de Jardel foi, para muitos, a sua tábua de salvação.
Mal o avião pousou em terras dinamarquesas, logo começaram os rumores de uma grande desgraça. Recordo-me que um adepto que viajou connosco se me ter dirigido com ar apavorado, dizendo-me que tinha começado a 3ª Guerra Mundial! Respondi-lhe, em tom de brincadeira, que se deixasse de fazer cenários catastróficos que para isso já me chegavam os problemas do Sporting! Mas o senhor insistiu referindo o ataque às Twin Tower’s em Nova York. Para tirar as dúvidas liguei para casa. Sem fazer qualquer pergunta, a minha mulher atirou logo com sinais de aflição: "estás bem"? Depois deu-me conta do horrível acontecimento.
JOGO ADIADO
JARDEL = GOLOS
Voltamos 15 dias depois para saborear uma expressiva vitória por 3-0, com golos de Beto, Phil Babb e, de quem é que havia de ser, de Jardel. Em Lisboa o Sporting venceu, mas apenas por 3-2. Nessa temporada gloriosa para os leões, a saída da UEFA foi aos pés do Milan, na 3ª ronda, mas seguiram - se as conquistas do Campeonato, da Taça e da Super-Taça. Bons tempos para o Sporting.
Carlos Severino