quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SPORTING - O MAU ARRANQUE EM 99



Em 99, com Materazzi como treinador, o Sporting também começou mal o campeonato. Logo se traçaram, mesmo internamente, cenários tenebrosos. Ficou fora da Europa, mas acabou CAMPEÃO!



MAU COMEÇO, FINAL FELIZ

A pré-temporada em 99, sob a direcção de  Materazzi, não convenceu lá grande coisa. No entanto eu que assisti ao trabalho de preparação nas Caldas da Rainha, posso dizer que o técnico italiano tratou bem do físico dos jogadores. Foi de tal ordem que nos primeiros jogos de preparação eles nem andavam.

Há 18 anos sem vencer o campeonato, parecia que o Sporting ia ter mais um ano de jejum. O futebol não era bonito e a fraca exibição em Campo Nou, nos 100 anos do Barcelona, foi mais bem penalizante que o resultado, derrota por 3-1. A crítica espanhola arrasou a equipa leonina e A Bola titulava com esta frase: "MAIS UM EPISÓDIO DA CASA DOS HORRORES DE MATTERAZZI"!


No primeiro jogo do campeonato, os leões foram até aos Açores para defrontar o Santa Clara então treinado por Manuel Fernandes. Aos 20 minutos o Sporting perdia por 2-0. Na tribuna VIP os dirigentes leoninos não disfarçavam o mau estar que tinha a ajudar o calor e a grande humidade do ar que quase sufocava. O encontro acabaria com um empate a 2 bolas.

O resultado deixou os dirigentes da SAD muito incomodados, em especial Paulo Abreu que era o líder na altura. No aeroporto a conversa ia mesmo parar à substituição imediata do técnico. A frase mais ouvida era: "mais vale agora que estamos no começo do que mais à frente quando já não houver hipóteses".

Materazzi nem os seus adjuntos tinha por perto no aeroporto. Estava sózinho, a aperceber-se que estava a ser visado, como que já condenado a deixar rapidamente o Sporting. Isso acabou por acontecer um pouco mais tarde. Foi à 5ª jornada após um empate, em Braga, frente ao Gil Vicente. Para trás estava uma derrota por 3-0 na Noruega, com o Viking, para a Taça UEFA. Na 2ª mão, em Alvalade, a equipa foi já dirigida por Augusto Inácio e o resultado foi uma magra vitória por 1-0. O resto já todos sabemos. Sporting Campeão após 18 anos de espera.

Apesar de não ter tido sorte nos resultados, Materazzi não deixou de ser marcante para todos aqueles que com ele lidaram, como foi o meu caso. Era, e é certamente, um homem sério, de coluna direita, defensor do seu grupo e sempre com uma postura correcta e tranquila. Tenho a certeza que a equipa acabou por beneficiar da boa preparação física que ministrou no início de época e por isso também foi um dos que contribuíram decisivamente para a conquista do Campeonato em 2000. Afinal o que começou mal acabou em grande.

NOTA FINAL

O arranque desta temporada - 2010/2011 - está a ser também muito problemático. Derrotas para o Campeonato e para a Liga Europa não auguram nada de bom. E o que aflige mais é perceber-se que a equipa do Sporting é pior que a da época passada. Saíram os dois melhores jogadores - Moutinho e Veloso -, Izmailov está de fora e Paulo Sérgio não parece ter "unhas" para esta "guitarra". As aquisições não convencem.

Os tempos são difíceis em Alvalade. Em 99 a resposta aos desaires iniciais foi uma revolução completa. A direcção da SAD foi toda mudada, o treinador também foi mudado e os resultados apareceram.

 Nesta altura não sei se uma mudança radical chega para dar a volta à situação actual. Os erros cometidos ao longo de muitos anos, este incluído, estão a puxar o Sporting para um patamar muito abaixo dos pergaminhos do Clube. A esperança é a última coisa a morrer, mas também essa parece estar arredada dos adeptos leoninos.

Carlos Severino