quinta-feira, 17 de março de 2011

SPORTING - A LISTA PERFEITA

Os cinco candidatos têm-se empenhado em colocar nas suas listas algumas figuras gradas do Sporting, muitas delas que se afastaram ou foram afastadas do Clube. Parece-me bem que se envolva com o Sporting gente que nos proporcionou tardes e noites de imensa alegria e orgulho.

Abrantes Mendes tem Carlos Lopes e diz querer a continuidade de Oceano; Godinho Lopes sensibilizou Moniz Pereira, Manuel Fernandes e Vidigal; Bruno Carvalho foi buscar Inácio e também conta com Iordanov e Beto; Dias Ferreira trouxe Paulo Futre e Pedro Baltazar adoptou Rita Damas, filha do grande Damas.

Ora bem, todas as figuras referidas e outras que serviram o Sporting, com grande entrega, deviam estar sempre ligadas ao Clube e podiam, muito bem, estarem todas numa mesma lista leonina. Mas não estão. No entanto, quem ganhar as eleições deverá ter uma postura de campeão e abrir a porta aos que não estando na sua lista são na mesma como que património do Sporting e por isso devem ser envolvidas na estrutura, quanto mais não seja para estarem com os Sportinguistas por esse mundo fora.

Ao longo dos últimos anos, o Sporting foi esvaziado das suas figuras, nomeadamente no que respeita ao futebol, mediante uma política virada para interesses que não os do Clube, acabando por não se cultivar nem a mística nem coisa nenhuma. Tudo porque os dirigentes estiveram obsessivamente virados para outros interesses que conduziram o Sporting para o estado actual.

O Sporting tem de ser um Clube com identidade baseada nos feitos e glórias que uns quantos, felizmente muitos, obtiveram elevando a bandeira do leão bem alto. A memória é algo de imprescindível numa organização com mais de 100 anos, e não fará nenhum sentido se não se aproveitar agora a oportunidade para trazer de volta aqueles de quem a Nação Sportinguista jamais se vai esquecer. Fica o desafio ao futuro
Presidente, seja ele quem for.

Carlos Severino