Neste artigo vou interromper um pouco as "estórias" que vivi no mundo do futebol e virar-me para o que tenho presenciado neste tempo de promessas e projectos para alterar um dos períodos mais negros da vida do Sporting.
AS PROMESSAS
Mudança, independência, motivação, coração, paixão, ganhar e outras tantas palavras e frases têm surgido dos 6 assumidos candiadatos a candidatos à presidência do Sporting:
LUIS GODINHO LOPES, apesar de só recentemente ter apresentado o seu projecto, pareceu ter o processo de candidatura mais adiantado quer com o preenchimento dos principais lugares com alguns nomes conhecidos, quer com propostas bem estruturadas que surgiram nos 3 jornais desportivos parecendo que é, de momento, o que tem mais hipóteses de sucesso. Mostra como trunfo, o regresso Alvalade de Duque e Freitas, figuras ligadas aos últimos 2 títulos do Sporting, e afirma que com ele " o Sporting não anda a reboque de ninguém".
PEDRO BALTAZAR assenta a sua tese na importância do Sporting se tornar "o clube da bancada e não da banca". Para além de uma equipa de completos desconhecidos, mas jovens, para o Conselho Directivo, Baltazar faz-se acompanhar por Santana Lopes, na Assembleia-Geral, e do general Rocha Vieira para o Conselho Leonino como figuras conhecidas. Zico é o treinador escolhido. Saliência, ainda, para Ana Rita Damas, filha do grande Damas, que foi uma agradável apresentadora da candidatura.
BRUNO CARVALHO, foi o primeiro a declarar intenção de ocupar o cadeirão leonino. Falou de um "Sporting Sem Complexos". Prometeu um fundo fechado de muitos milhões que há-de apresentar com os donos da massa ao lado, estamos à espera, e escolheu Augusto Inácio( treinador campeão em 2000) como o seu trunfo para o futebol.
DIAS FERREIRA, apesar de ter sido o último presidente da AG, não faz por menos e pormete muitas mudanças no futebol do clube! Chamou para o seu lado Paulo Futre, tendo já avançado que o treinador escolhido é o holandês Rijkaard. Entretanto nada tem adiantado sobre quem o acompanha na lista para os órgãos sociais.
ZEFERINO BOAL, aparece com a promessa de que quererá fazer uma auditoria independente às contas para se saber o verdadeiro estado do Sporting e apurar responsabilidades. Tem como lema "A Mudança de Paradígma".
ABRANTES MENDES, crítico das últimas gestões no Sporting, tem como bandeira o nosso primeiro Campeão Olímpico, Carlos Lopes que é o mandatário para uma candidatura ainda com muito por revelar. Abrantes aposta num "Departamento de Futebol remodelado e blindado, a falar a uma só voz".
NOTA FINAL
Os candidatos são muitos, as promessas também e as expectativas dos sócios e adeptos crescem com cada um a fazer a respectiva leitura para avaliar em quem vai valer a pena apostar. De uma forma ou de outra, excepção a Boal, todos desvalorizam a situação financeira em oposto à grande frente que é colocar o futebol na rota do sucesso. Como diria o saudoso Perestrelo, "é disso que o povo gosta". Mas palavras não são actos. Vamos ter que aguardar para ver como vai ser quando da teoria se passar à prática.
A EQUIPA INVISIVEL
Com todo o respeito pelas intenções dos candidatos, e apenas como pessoa com vivência de muitos anos de Sporting e do futebol, tenho a dizer que o Clube do Leão poderá ter os melhores jogadores e os melhores treinadores mas se não tiver um Presidente que perceba de futebol, que seja respeitado pelos homónimos dos clubes rivais e uma equipa (capaz) invisível a trabalhar nos bastidores em defesa dos interesses do Sporting, não chegará a lado nenhum. E para ser eficaz também precisará de comunicação a uma só voz. Infelizmente esta é a verdade nua e crua, e quem não tiver esta visão não vai poder cumprir a promessa de levar o Sporting à Glória!
Carlos Severino