sexta-feira, 4 de março de 2011

SPORTING - ELES PROMETEM

Neste artigo vou interromper um pouco as "estórias" que vivi no mundo do futebol e virar-me para o que tenho presenciado neste tempo de promessas e projectos para alterar um dos períodos mais negros da vida do Sporting.

AS PROMESSAS

Mudança, independência, motivação, coração, paixão, ganhar e outras tantas palavras e frases têm surgido dos 6 assumidos candiadatos a candidatos à presidência do Sporting:  

 LUIS GODINHO LOPES, apesar de só recentemente ter apresentado o seu projecto,  pareceu ter o processo de candidatura mais adiantado quer com o preenchimento dos principais lugares com alguns nomes conhecidos, quer com  propostas  bem estruturadas que surgiram nos 3 jornais desportivos  parecendo que é, de momento, o que tem  mais hipóteses de sucesso. Mostra como trunfo, o regresso Alvalade de Duque e Freitas, figuras ligadas aos últimos 2 títulos do Sporting, e afirma que com ele " o Sporting não anda a reboque de ninguém".

PEDRO BALTAZAR assenta a sua tese na importância do Sporting se tornar "o clube da bancada e não da banca".  Para além de uma equipa de completos desconhecidos, mas jovens,  para o Conselho Directivo, Baltazar faz-se acompanhar por Santana Lopes, na Assembleia-Geral,  e do general Rocha Vieira para o Conselho Leonino como figuras conhecidas. Zico é o treinador escolhido. Saliência, ainda, para Ana Rita Damas, filha do grande Damas, que foi uma agradável apresentadora da candidatura.

BRUNO CARVALHO, foi o primeiro a declarar intenção de ocupar o cadeirão leonino. Falou de um "Sporting Sem Complexos". Prometeu  um fundo fechado de muitos milhões que há-de apresentar com os donos da massa ao lado, estamos à espera, e escolheu Augusto Inácio( treinador campeão em 2000) como o seu trunfo para o futebol.

DIAS FERREIRA, apesar de ter sido o último presidente da AG, não faz por menos e pormete muitas mudanças no futebol do clube! Chamou para o seu lado Paulo Futre, tendo já avançado que o treinador escolhido é o holandês Rijkaard. Entretanto  nada tem adiantado sobre quem  o acompanha na lista para os órgãos sociais.

ZEFERINO BOAL, aparece com a promessa de que quererá fazer uma auditoria independente às contas para se saber o verdadeiro estado do Sporting e apurar responsabilidades. Tem como lema "A Mudança de Paradígma".

ABRANTES MENDES, crítico  das últimas gestões no Sporting, tem como bandeira o nosso primeiro Campeão Olímpico, Carlos Lopes que é o mandatário para uma candidatura ainda com muito por revelar.  Abrantes  aposta num "Departamento de Futebol remodelado e blindado, a falar a uma só voz".

NOTA FINAL

Os candidatos são muitos, as promessas também e as expectativas dos sócios e adeptos crescem com cada um a fazer a respectiva leitura para avaliar em quem vai valer a pena apostar. De uma forma ou de outra, excepção a Boal, todos desvalorizam a situação financeira em oposto à grande frente que é colocar o futebol na rota do sucesso.  Como diria o saudoso Perestrelo, "é disso que o povo gosta". Mas palavras não são actos. Vamos ter que aguardar para ver como vai ser quando da teoria se passar à prática.

A EQUIPA INVISIVEL

Com todo o respeito pelas intenções dos candidatos, e apenas como pessoa com vivência de muitos anos  de Sporting e do futebol, tenho a dizer que o Clube do Leão poderá ter os melhores jogadores e os melhores treinadores mas se não tiver um Presidente que perceba de futebol, que seja respeitado pelos homónimos dos clubes rivais e uma equipa (capaz) invisível a trabalhar nos bastidores em defesa dos interesses do Sporting, não chegará a lado nenhum.  E para ser eficaz também precisará de comunicação a uma só voz. Infelizmente esta é a verdade nua e crua, e quem não tiver esta visão não vai poder cumprir a promessa de levar o Sporting à Glória!


Carlos Severino