domingo, 27 de março de 2011

GODINHO LOPES É O NOVO PRESIDENTE DO SPORTING


GODINHO LOPES VENCEU AS ELEIÇÕES DO SPORTING E PASSOU A SER O PRESIDENTE DE TODOS OS SPORTINGUISTAS.


Godinho Lopes tem agora de implementar o seu programa que visa devolver o Sporting a um patamar cimeiro. 


É tempo dos sportinguistas se unirem em torno de Godinho Lopes e da sua equipa, dando espaço para que se ponha em prática a estratégia prometida, agurdando-se pelos resultados.


A esperança é muita para ser dada a volta a uma situação muito complicada, num Clube que  foi vítima de gestões que deixaram muito a desejar.


A tarefa não é fácil e por isso os sportinguistas têm de estar juntos em prol de um bom futuro para o Grande Sporting.


Carlos Severino

domingo, 20 de março de 2011

ELEIÇÕES SPORTING -SONDAGEM REPORTER 24



Tendo em conta a importância destas eleições no Sporting, o Repórter foi para a rua e entrevistou, de 18 a 20/3, 300 sócios Sportinguistas com direito a voto. As idades oscilam entre os 18 e 90 anos e o número de votos entre 1 e 25.


RESULTADOS DA SONDAGEM REPORTER 24



1º Godinho Lopes - 43%



2º Bruno Carvalho - 41%




3º Dias Ferreira -     5%



4º Pedro Baltazar -   4%



5º Abrantes Mendes - 3%




INDECISOS -                4%



Contas feitas, haverá uma grande disputa entre Godinho Lopes e Bruno Carvalho com os indecisos a poderem determinar o vencedor.

No próximo sábado vamos saber quem vai merecer a escolha da Nação Sportinguista e terá a grande responsabilidade de colocar o SPORTING no patamar cimeiro. As promessas são muitas e os trunfos apresentados são fortes. A expectativa é grande. Vamos ver quem ganha: Godinho Lopes ou Bruno Carvalho. Têm a palavra os sócios do Sporting.

Carlos Severino

quinta-feira, 17 de março de 2011

SPORTING - A LISTA PERFEITA

Os cinco candidatos têm-se empenhado em colocar nas suas listas algumas figuras gradas do Sporting, muitas delas que se afastaram ou foram afastadas do Clube. Parece-me bem que se envolva com o Sporting gente que nos proporcionou tardes e noites de imensa alegria e orgulho.

Abrantes Mendes tem Carlos Lopes e diz querer a continuidade de Oceano; Godinho Lopes sensibilizou Moniz Pereira, Manuel Fernandes e Vidigal; Bruno Carvalho foi buscar Inácio e também conta com Iordanov e Beto; Dias Ferreira trouxe Paulo Futre e Pedro Baltazar adoptou Rita Damas, filha do grande Damas.

Ora bem, todas as figuras referidas e outras que serviram o Sporting, com grande entrega, deviam estar sempre ligadas ao Clube e podiam, muito bem, estarem todas numa mesma lista leonina. Mas não estão. No entanto, quem ganhar as eleições deverá ter uma postura de campeão e abrir a porta aos que não estando na sua lista são na mesma como que património do Sporting e por isso devem ser envolvidas na estrutura, quanto mais não seja para estarem com os Sportinguistas por esse mundo fora.

Ao longo dos últimos anos, o Sporting foi esvaziado das suas figuras, nomeadamente no que respeita ao futebol, mediante uma política virada para interesses que não os do Clube, acabando por não se cultivar nem a mística nem coisa nenhuma. Tudo porque os dirigentes estiveram obsessivamente virados para outros interesses que conduziram o Sporting para o estado actual.

O Sporting tem de ser um Clube com identidade baseada nos feitos e glórias que uns quantos, felizmente muitos, obtiveram elevando a bandeira do leão bem alto. A memória é algo de imprescindível numa organização com mais de 100 anos, e não fará nenhum sentido se não se aproveitar agora a oportunidade para trazer de volta aqueles de quem a Nação Sportinguista jamais se vai esquecer. Fica o desafio ao futuro
Presidente, seja ele quem for.

Carlos Severino

segunda-feira, 14 de março de 2011

APLAUSO E ASSOBIO - SEMANA 7 A 13 DE MARÇO






APLAUSO




CARLOS AZENHA

Depois de ter como última recordação da Luz uma copiosa derrota por  8-1 então ao serviço do V. Setúbal, Carlos Azenha regressou e o seu Portimonense empatou com o Benfica a 1 bola, depois de ter estado a vencer até perto do final do jogo.

Azenha ainda não provou como técnico da primeira Liga, mas aos poucos começa a libertar-se do estigma de "pé de chumbo" que estava a ser rotulado quando no Portimonense lhe deram uma 2ª oportunidade. 

Vamos ver se Carlos Azenha vai conseguir resultados que lhe relancem a curta carreira de técnico principal. Para já, fica o feito obtido no "ninho" da Águia.





ASSOBIO



JORGE JESUS

Fez um claro desinvestimento no Campeonato, o que seria compreensível se não tivesse tido um discurso de que nada estava perdido após a derrota em Braga.

Ao colocar uma equipa longe da melhor que os encarnados têm apresentado, Jesus deu um sinal claro de que as apostas benfiquistas se voltam para a Liga Europa, Taça de Portugal e Taça da Liga. Utilizou muitos jogadores suplentes e acabou com o credo na boca. Não fosse o golo do veterano Nuno Gomes e a esta hora a nação benfiquista lamentava uma derrota contra o último classificado.

A Jesus resta saudar o novo campeão, Futebol Clube do Porto, e tentar vencer as outras competições em que o Benfica está envolvido.
Carlos Severino

quinta-feira, 10 de março de 2011

SPORTING - O DINHEIRO E AS ELEIÇÕES

JÁ OLHARAM PARA O POTE?

Já lá diz o povo, na sua sabedoria, para retratar situações complicadas que: "cada cavadela  uma minhoca". Nada melhor para exemplificar o legado de José Bettencourt. Para além dos desastres entre compras e vendas de jogadores, entrada e saídas de,treinadores e directores desportivos, VMOCS e outras que tais, agora aparecem pagamentos por conta em passes de jogadores, dinheiro adiantado de bilheteira e de transmissões televisivas e ainda falta saber o que vem por aí!

Os, para já, candidatos a candidatos não parecem muito afectados conm o que vai surgindo, o que começa a cheirar a irresponsabilidade pois o que herdar a pasta de JEB vai ter muitas dores de cabeça e precisará de muitos antídotos para atacar a "besta negra" que resulta dos desvarios do anterior presidente e não só.  De uma forma ou de outra, os que se posicionam para se sentarem no cadeirão do poder (se ainda houver cadeirão) estão a falar em arranjar milhões como quem fala de batatas fritas, mas ainda não vi nenhum a dizer que vai avançar com dinheiro do seu bolso.

A RECEITA DO SUCESSO?

Claro que é bom que haja ideias para gerar receitas que possam assegurarar os vencimentos de quem labora no Sporting e para assegurar os investimentos na tal equipa competitiva, que todos anunciam como necessária, para atacar os bons resultados pois são esses que podem trazer retorno. Dito assim até parece fácil, mas na prática tudo se torna diferente. E quem não encarar a "besta negra das contas" com realismo e  com a certeza de que tem por ali um grande obstáculo para contornar, então vai durar pouco tempo em Alvalade. A situação como está, desconfio,  já nem com Campeonatos lá vai.

Mas o que "o povo gosta" é de ouvir falar os "salvadores" a anunciarem  milagres com nomes sonantes de treinadores, jogadores e directores desportivos. E afinal do que vale ter essa gente toda se não houver dinheiro para lhes pagar; se não houver uma gestão interna com liderança forte e marcante;  se não houver uma estratégia no futebol que passe por uma gestão eficaz de bastidores; se não houver uma estrtégia de comunicação sólida e a uma só voz". Se não houver nada disto, é preferível fechar e começar tudo de novo.

Vamos aguardar pelo resultado eleitoral e pelo dia seguinte para se perceber se o Leão tem "garras" para singrar na "selva" dominada por dragões e águias!

Carlos Severino

domingo, 6 de março de 2011

APLAUSO E ASSOBIO - SEMANA 28 FEVEREIRO A 6 MARÇO





APLAUSO






ANDRÉ VILLAS – BOAS

O FC Porto já pode encomendar as faixas. O Braga deu uma "ajuda" e agora só uma situação muito improvável poderá tirar ao Porto a hipótese de voltar a ganhar o Título Nacional. A diferença de 11 pontos que são 12 por que os dragões venceram por 5-0 na primeira volta, resultado que não é previsível ser ultrapassado no encontro da Luz, garante aos comandados de Villas – Boas uma vantagem muito confortável.

André Villas – Boas está à beira de conseguir, aos 33 anos, o seu primeiro Título Nacional, numa época em que o FC Porto não perdeu para a Liga e tem hipóteses de conquistar a Liga Europa e a Taça de Portugal. De facto uma performance fantástica, que faz com que não seja um absurdo a saída do técnico no final da temporada para um emblema de um campeonato mais valioso.




ASSOBIO




JORGE JESUS

O Benfica não podia perder este jogo. Depois de 18 vitórias consecutivas, os pupilos de Jesus entregaram, em Braga, o Título ao FC Porto. É o adeus ao Campeonato que tem como causa maior as derrotas no início da prova.

É certo que o Benfica jogou muito tempo com 10 jogadores, que o Braga fez o jogo da época e que o Porto ganhou. No entanto, o Benfica não podia perder pelas razões já aduzidas.

Agora são a Taça, a Liga Europa e a Taça da Liga que estão no horizonte dos encarnados. É claro que há muita coisa para ganhar, mas já não é a mesma coisa! Campeonato é Campeonato e esse vai direitinho para a montra do DRAGÃO, vai uma aposta?

Carlos Severino

sexta-feira, 4 de março de 2011

SPORTING - ELES PROMETEM

Neste artigo vou interromper um pouco as "estórias" que vivi no mundo do futebol e virar-me para o que tenho presenciado neste tempo de promessas e projectos para alterar um dos períodos mais negros da vida do Sporting.

AS PROMESSAS

Mudança, independência, motivação, coração, paixão, ganhar e outras tantas palavras e frases têm surgido dos 6 assumidos candiadatos a candidatos à presidência do Sporting:  

 LUIS GODINHO LOPES, apesar de só recentemente ter apresentado o seu projecto,  pareceu ter o processo de candidatura mais adiantado quer com o preenchimento dos principais lugares com alguns nomes conhecidos, quer com  propostas  bem estruturadas que surgiram nos 3 jornais desportivos  parecendo que é, de momento, o que tem  mais hipóteses de sucesso. Mostra como trunfo, o regresso Alvalade de Duque e Freitas, figuras ligadas aos últimos 2 títulos do Sporting, e afirma que com ele " o Sporting não anda a reboque de ninguém".

PEDRO BALTAZAR assenta a sua tese na importância do Sporting se tornar "o clube da bancada e não da banca".  Para além de uma equipa de completos desconhecidos, mas jovens,  para o Conselho Directivo, Baltazar faz-se acompanhar por Santana Lopes, na Assembleia-Geral,  e do general Rocha Vieira para o Conselho Leonino como figuras conhecidas. Zico é o treinador escolhido. Saliência, ainda, para Ana Rita Damas, filha do grande Damas, que foi uma agradável apresentadora da candidatura.

BRUNO CARVALHO, foi o primeiro a declarar intenção de ocupar o cadeirão leonino. Falou de um "Sporting Sem Complexos". Prometeu  um fundo fechado de muitos milhões que há-de apresentar com os donos da massa ao lado, estamos à espera, e escolheu Augusto Inácio( treinador campeão em 2000) como o seu trunfo para o futebol.

DIAS FERREIRA, apesar de ter sido o último presidente da AG, não faz por menos e pormete muitas mudanças no futebol do clube! Chamou para o seu lado Paulo Futre, tendo já avançado que o treinador escolhido é o holandês Rijkaard. Entretanto  nada tem adiantado sobre quem  o acompanha na lista para os órgãos sociais.

ZEFERINO BOAL, aparece com a promessa de que quererá fazer uma auditoria independente às contas para se saber o verdadeiro estado do Sporting e apurar responsabilidades. Tem como lema "A Mudança de Paradígma".

ABRANTES MENDES, crítico  das últimas gestões no Sporting, tem como bandeira o nosso primeiro Campeão Olímpico, Carlos Lopes que é o mandatário para uma candidatura ainda com muito por revelar.  Abrantes  aposta num "Departamento de Futebol remodelado e blindado, a falar a uma só voz".

NOTA FINAL

Os candidatos são muitos, as promessas também e as expectativas dos sócios e adeptos crescem com cada um a fazer a respectiva leitura para avaliar em quem vai valer a pena apostar. De uma forma ou de outra, excepção a Boal, todos desvalorizam a situação financeira em oposto à grande frente que é colocar o futebol na rota do sucesso.  Como diria o saudoso Perestrelo, "é disso que o povo gosta". Mas palavras não são actos. Vamos ter que aguardar para ver como vai ser quando da teoria se passar à prática.

A EQUIPA INVISIVEL

Com todo o respeito pelas intenções dos candidatos, e apenas como pessoa com vivência de muitos anos  de Sporting e do futebol, tenho a dizer que o Clube do Leão poderá ter os melhores jogadores e os melhores treinadores mas se não tiver um Presidente que perceba de futebol, que seja respeitado pelos homónimos dos clubes rivais e uma equipa (capaz) invisível a trabalhar nos bastidores em defesa dos interesses do Sporting, não chegará a lado nenhum.  E para ser eficaz também precisará de comunicação a uma só voz. Infelizmente esta é a verdade nua e crua, e quem não tiver esta visão não vai poder cumprir a promessa de levar o Sporting à Glória!


Carlos Severino