quarta-feira, 9 de junho de 2010

NANI - TREINAVA NO BENFICA MAS ASSINOU PELO SPORTING





Lamentavelmente Nani está fora do Mundial. De Nani tenho algumas memórias de situações inéditas da sua passagem pelo Sporting, que aqui vou partilhar.






NANI - QUEM É ESTE PUTO?

Decorria a pré-temporada em 2005 quando assistia a um particular em Torres Vedras entre os locais e o Sporting então treinado por José Peseiro.Com o decorrer do encontro  um jovem desconhecido, que vestia a camisola do Sporting, enchia o campo com o seu futebol. Ao meu lado tinha Aurélio Pereira, descobridor de tantos talentos, e tive de lhe perguntar: " quem é este puto, onde é que ele andava? ".  Aurélio, com orgulho,  riu-se e disse-me que era um miúdo que vinha da formação, que dava pelo nome de Nani!





Desde esse jogo com o Torriense nunca mais deixei de ouvir falar de Nani que na altura tinha 18 anos. A sua qualidade deslumbrou tudo e todos e levou até o jogador a mudar de empresário. Primeiro foi Ana Almeida, uma empresária FIFA que acompanhou o jovem durante 3 anos, mas depois de Nani se afirmar foi por Jorge Mendes que optou. O caso chegou a meter tribunal.





NANI TREINAVA NO BENFICA

Antes de chegar ao Sporting, Nani jogava nos juvenis Real Massamá e treinava... no Benfica. Jean Paul,  coordenador do futebol jovem leonino, foi ver um jogo do Massamá e logo percebeu que estava ali uma pérola. Estranhou que ninguém ainda lhe tivesse falado do miúdo que marcava, largamente, a diferença. No final do encontro, Jean Paul pediu ao treinador do Real que mandasse Nani ir treinar ao Sporting. O tempo passou e nada de Nani aparecer na Academia. Jean Paul pôs-se em campo e perguntou ao técnico do Massamá por que é que não enviava o Nani. Foi-lhe então transmitido que o miúdo treinava no Benfica. Jean Paul disse que isso não tinha importância e que gostava muito de ver o jogador na Academia, em Alcochete. Então Nani apareceu e Jean Paul logo lhe perguntou se ele queria assinar  pelo Sporting. Nani não se fez rogado, uma vez que no Benfica só treinava. Foi assim que o Sporting obteve o concurso de um jogador que havia de render 25 milhões aos cofres do clube.

MANCHESTER, SEM COMISSÕES


A ida de Nani para o Manchester acabou por não ser pacífica. A transferência foi assegurada directamente pelo clube inglês, através de Carlos Queiroz, não tendo havido as habituais comissões para os intermediários. Isso deixou furiosos os ditos, que não deixaram de olhar de lado para Queiroz. Este foi, de facto, um caso raro na onda dos negócios que giram em torno do futebol. Não foi bom para empresários, mas foi bom para o Sporting e para o Real Massamá que foi recompensado nuns milhares de euros. Ainda bem.




NOTA FINAL




Nani não poderá dar o seu contributo no Mundial da África do Sul devido a uma arreliadora lesão, mas certamente irá, durante muitos anos, continuar a deliciar-nos com o perfume de um predestinado para o jogo da bola.







Carlos Severino