terça-feira, 26 de outubro de 2010

O PORTO, O BENFICA E A INGENUIDADE DE UM PRESIDENTE


Em vésperas de Porto-Benfica veio-me há memória uma "estória" em que, curiosamente, o  FCP acabou por "ajudar" o Benfica a vencer o campeonato de1994. Aqueles 6-3 em Alvalade grantiram a vitória encarnada. Mas a "estória" podia ser outra se  Pinto da Costa tivesse podido atender o pedido do Presidente do Sporting, Sousa Cintra.

A TENTATIVA DE CINTRA

Parecia ser o Sporting, mas acabou por ser o Benfica a festejar o Título da época 93/94. Para trás tinha ficado o célebre verão quente de 93, quando os leões atacaram as águias e trouxeram para Alvalade Paulo Sousa e Pacheco. Também João Vieira Pinto era para ter ingressado no Sporting, mas uma manobra traiçoeira no seio dos dirigentes leoninos fez com que a operação abortasse já com tudo acertado.

Com uma equipa onde pontificavam Figo, Peixe, Paulo Sousa, Nelson, Capucho, Paulo Torres, Marinho, e Filipe, todos Campeões do Mundo de Sub - 20 em 1991, o Sporting, comandado por Carlos Queiroz, praticava o melhor futebol  e apresentava-se na recta final do campeonato como o grande favorito. E foi nessa condição que se apresentou nas Antas.O FCPorto estava arredado do Título, mas venceu por 2-0 com o Sporting a acabar o encontro com 8 jogadores. O árbitro foi Carlos Valente, juíz conotado com simpatias benfiquistas,  que expulsou Peixe, Juskowiak e Vujacic. O jogo com o Benfica era dali a 2 jornadas. Peixe e Juskowiak ficariam de fora por terem apanhado 2 jogos de castigo.

A DEMARCAÇÃO DE PINTO DA COSTA

Ora toda esta "estória" teve contornos que só uns anos mais tarde entendi.No princípio desta década, num dia de Porto-Sporting, numa recepção restrita a 13 pessoas, Pinto da Costa, que é um excelente anfitrião, contou, a determinado passo, que no ano de 94, nas vésperas do jogo Porto-Sporting, Sousa Cintra se lhe dirigiu dizendo-lhe que achava que ele simpatizava mais com o Sporting do que com o Benfica e que o sabia como homem influente, por isso lhe pedia que interviesse a favor dos leões, nomeadamente na área dos árbitros!

Pinto da Costa, a sorrir, disse aos convivas que respondeu a Cintra dizendo-lhe que não tinha influência nenhuma e que nada podia fazer já que achava que tudo se deveria resolver em campo.

Em campo já se sabe o que aconteceu. O Sporting acabou por perder para o Benfica que se sagrou Campeão. Curiosamente, pouco tempo depois Manuel Damásio substituia Valentim Loureiro na direcção da Liga, antecedendo, no cargo, Pinto da Costa.



NÃO ACREDITO EM BRUXAS...

Não há provas concretas de que tenha havido tráfico de influências, ou de outra natureza, na decisão do Título. Ao certo, apenas se sabe que não foi normal aquela arbitragem de Carlos Valente, nas Antas, que retirou a possibilidade de Peixe e Juskowiak jogarem com o Benfica. A assumpção de Manuel Damásio como Presidente da Liga, em substituição de Valentim Loureiro e antecedendo Pinto da Costa, também foi algo  fora do comum. Resta a ingenuidade de Cintra, que já se deve ter arrependido de ter falado.

Carlos Severino