quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

FUTRE, TRUNFO ELEITORAL?

Futre apareceu como trunfo do candidato Dias Ferreira, ex. Presidente da AG do Sporting, que assume, 1 dia !!! Depois de ter deixado o cargo mais alto do Clube, que quer mudar muita coisa, inclusivé o modelo de gestão!!! Bom, mas o meu post incidirá acerca do Paulo Futre que, não sendo um símbolo do Sporting, é, seguramente, um experiente homem do Futebol e com currículo como Trunfo Eleitoral.

FUTRE E O SPORTING

Paulo Futre passou cerca de 8 anos no Sporting, entrou aos 10, e numa altura em que já era o jogador que mais entusiasmava os adeptos leoninos rumou para o FC Porto. Reza a história que o Sporting, por indicação do treinador, Venglos, o queria emprestar à Académica!

A ida de Futre para o FC Porto deixou os adeptos leoninos muito decepcionados, mas há que entender que a legitimidade dos horizontes do jogador não se podia compadecer com quem tinha outra perspectiva para a sua carreira.


FUTRE, SÍMBOLO DO A. MADRID


Após ser Campeão Nacional e Campeão Europeu, Futre foi o trunfo eleitoral do candidato e depois Presidente, Gil e Gil, ingressando no Atlético de Madrid e enchendo os cofres do FCP!

É no Atlético madrileno que Futre se torna um símbolo eterno. Sózinho carregava a equipa às costas, tendo conseguido conquistas como a Taça do Rei. Foi sempre um jogador espectacular, de entusiasmar a plateia.


FUTRE NO BENFICA

Entre sorrisos e amuos com o polémico Gil e Gil, Futre saiu do A. Madrid para ingressar no Benfica após ter tudo quase acertado para regressar ao Sporting. Tive oportunidade de acompanhar, em pormenor, as peripécias deste caso em que o Sporting ficou, de novo, a ver a banda passar.

Na véspera de se comprometer com o Benfica, Futre andou, noite dentro, pelas ruas do Montijo com a camisola do Sporting vestida, a festejar o regresso a Alvalade. Mas já nesse tempo os interesses financeiros falavam mais alto. O Benfica, presidido por Jorge de Brito, subiu a parada e deixou o Sporting, de Sousa Cintra, nas covas. Com a camisola encarnada, Futre venceu a Taça de Portugal, 92/93, tendo dado grande espectáculo num jogo de muitos golos, com o Boavista.


O CALVÁRIO DE FUTRE

Na época 93/94 Futre ingressou no Marselha onde se lesionou com gravidade num joelho. Depois rumou a Itália, para a Regiana, foi ainda até Inglaterra, West Ham, tendo terminado a carreira de jogador no Milan, onde pouco jogou mas voltou a ser Campeão Nacional.


FUTRE, NEGÓCIOS E FUTEBOL


Futre é hoje um homem de negócios, mantendo uma natural ligação ao futebol. No Atlético de Madrid foi, durante alguns anos, director desportivo, tendo pegado na equipa quando estava na 2ª divisão trazendo-a de novo para o primeiro plano do futebol espanhol e internacional.


NOTA FINAL

Ninguém pode negar que Futre é um homem do futebol. Tem uma vivência, dentro e fora dos relvados, que são uma mais valia. Por frequentar tantos ambientes é natural que, por vezes, saiam declarações menos conseguidas como foi as que fez sobre o seu benfiquismo. Acredito, porém, que sentirá algo de especial pelo Sporting onde até despertou para o futebol. Mais complicado é ser trunfo eleitoral de alguém que diz querer mudar muita coisa e ter um novo modelo de gestão, como se nada tivesse a ver com o passado recente do Sporting. Afinal era só o responsável máximo do clube e não lhe fica bem desresponsabilizar-se assim.

Carlos Severino