terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

SPORTING - O FLOP DOS PROJECTOS


O Sporting tem trilhado um caminho que vai em direcção ao abismo. Quando oiço falar em Projectos recordo-me logo dos dois que levaram os leões para uma SELVA cheia de minas e armadilhas, da qual vai ser muito difícil sair.


PROJECTO DO IMOBILIÁRIO

Quando em Maio de 95 Santana Lopes gritou em plena AG "acabou-se a brincadeira", os sócios rejubilaram. Estava lançado o mote de esperança para a Nação Leonina que há muito reclamava as Glórias que a Devoção, o Esforço e a Dedicação não deram durante 15 anos.

Estávamos na Era do Projecto Roquete, com o líder a prometer 3 títulos a cada 5 anos, com os resultados menos conseguidos a serem salvaguardados financeiramente por uma política de património imobiliário devidamente rentabilizado!

Roquete esteve 5 anos no Sporting e deixou o Projecto a meio quando este já se desviava, apenas e só, para o esbanjamento na compra de jogadores. O dinheiro da venda dos terrenos do antigo Estádio, que deveria ser para sanear as contas, afinal foi todo empregue na compra de jogadores, muitos sem categoria, por preços exorbitantes.

Quando Dias da Cunha recebeu o famigerado Projecto, para o concretizar tinha uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma. Os cofres estavam vazios e por isso o recurso foi a banca para que as promessas fossem cumpridas. E foram. O Estádio e a Academia ficaram erguidas, mas a dívida bancária aumentou substancialmente.


Apesar do enorme aumento da dívida, o Sporting continuou a esbanjar dinheiro nas contratações como já tinha feito através da gestão de Luís Duque, com o sucessor,  Miguel Ribeiro Teles, a seguir-lhe as pisadas. Foi sempre a comprar e nesse clima surgiu o Título de 2002. Em 2003 lá saiu o Quaresma e depois foi o Ronaldo. Os encaixes não serviram para outra coisa senão para continuar a esbanjar em mais umas dezenas de jogadores de menos valia que nada de novo trouxeram para o Sporting, à excepção de Liedson.

PROJECTO "TUDO PARA A SAD"


Depois da saída de Dias da Cunha surgiu o Projecto SAD, encabeçado por Filipe Soares Franco e que tinha em Ribeiro Teles o fiel interprete de tal desígnio. Ironia das ironias, até Roquete reconheceu que o seu Projecto tinha sido um flagrante engano porque afinal o que era importante era o grande investimento desportivo em detrimento do património! A nova tese tinha por base a venda de património imobiliário para realizar capital a fim de tornar a equipa mais competitiva, diziam eles, e depois a passagem dos equipamentos mais importantes (Academia e Estádio) para a SAD, para além do marketing, merchandising, publicidade e direitos televisivos. Tudo em nome da anunciada grande equipa, capaz da conquista da tão almejada Glória! Pelo meio ficou a venda de Nani, ao Manchester, por 25 M que serviram para aplicar em despesa corrente!

Bettencourt foi o executor do "Tudo para a SAD", um Projecto que puxou ainda mais para baixo o nível do Sporting. A juntar a tudo isto vieram as reestruturações financeiras com as VMOCS a irem para os bancos, BCP e BES, que assim deixaram o Sporting ainda mais refém. A juntar a tudo isto vêm essas "pérolas" que foram as compras de Pongolle e Torsiglieri e as venda de Moutinho a um rival! Para completar o ramalhete, Liedson foi despachado sem sucessor à altura e por tuta e meia.

PROJECTO PRÓXIMO

Muito se tem falado de que é preciso candidatos com Projecto. O que me parece é que o Sporting não vai lá com mais Projectos. As experiências falam por elas. Sem dinheiro, sem equipa, com receitas todas com destino, o único Projecto que pode resistir será o Projecto das vitórias e do bom futebol, com o Sporting a livrar-se da subalternidade em que foi colocado por estas gestões danosas e desprestigiantes.

E quem é que é capaz de ser o rosto da mudança? Quem tem os saberes e a coragem para levar a cabo uma MISSÃO bem difícil onde, acima de tudo, é preciso defender os interesses do SPORTING?

Confesso que em nada me chocava que houvesse um Abramovich, um Berlusconi, capitais angolanos ou o que fosse, que agarrasse no Sporting e o puxasse para a via do sucesso. No fundo é isso que os milhões de adeptos querem. No estado em que o Sporting se encontra não estou a ver outro modelo que possa satisfazer a Nação Leonina. O resto será sempre mais do mesmo!

Carlos Severino