terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

CARLOS MARTINS - NOS LIMITES DO GÉNIO

Marcou 2 grandes golos na vitória do Benfica sobre o Guimarães e voltou à ribalta. A carreira irregular, por motivos de lesão e alegada indisciplina, tem limitado a afirmação de um atleta de eleição que conheci no verão de 1994, num torneio no Algarve, e que já nessa altura marcava a diferença.

Uma foto com 16 anos, tirada pelo meu amigo fotojornalista, Carlos Gonçalves, motivou-me a escrever a "estória" de hoje.

No verão de 1994 fui enviado pela TSF para o Algarve a fim de fazer as férias dos craques da bola. Na altura decorria o Mundial dos EUA. As minhas reportagens giravam à volta dos tempos de lazer e de expectativas de Rui Costa, Futre, Vítor Baía, Figo e outros para além das opiniões sobre o decorrer do Mundial, mas não desperdiçava uma boa "estória" fora desse âmbito.

Um torneio de infantis chamou-me a atenção. Entravam diversas equipas entre elas o Sporting. Ao presenciar um dos jogos onde estavam os leões, despertou-me a curiosidade um miúdo que funcionava como "patrão" da equipa. Era nem mais nem menos que o Carlos Martins então com 12 anos. No final do encontro, onde ele marcou uma série de golos, fui entrevistá-lo. Só me lembro que o "puto" falou como gente grande.

Fui reencontrar Carlos Martins, uns anos mais tarde, no Sporting, em 1998, era ele juvenil e falava-se que havia ali craque. Em 2000 Inácio deu-lhe uma oportunidade e colocou-o a jogar num encontro com o Alverca para a Liga, que acabaria por terminar com uma igualdade de 1-1. As coisas não correram bem para o Sporting nem para Martins.

Depois de uma passagem pela equipa B, o jovem jogador foi até ao Campomaiorense rodar e regressou com Boloni. Começou bem a época de 2001/02, mas acabou emprestado à Académica.

A partir de 2003/04 as lesões não largaram C. Martins e só regressa em pleno após ter sido levado pelo seu empresário, Carlos Gonçalves, até à Alemanha onde o problema foi, aparentemente, resolvido.

Na época 2006/07 Martins apresenta-se em grande forma e é chamado por Scolari. Mas o ambiente no Sporting não era bom para ele. As relações com Bento estavam longe de serem as melhores e no final da temporada ruma para o Huelva onde faz uma época em cheio, marcando 6 golos.

Em 2008/09, o Benfica contrata Carlos Martins mesmo sabendo que uma fatia significativa dos 3 milhões que custou iriam para os cofres de Alvalade por causa dos direitos de formação.

Aos 27 anos, Carlos Martins despertou de novo, por bons motivos, a atenção. Em ano de Mundial, o jogador poderá voltar a ter a chance de mostrar o seu génio que, por esta ou aquela razão não conseguiu ser constante durante a sua longa estada no Sporting.






Carlos Severino