sábado, 27 de fevereiro de 2010

O QUE PODE VALER COSTINHA

Costinha foi um óptimo jogador, internacional, com uma carreira onde não faltaram títulos nacionais e internacionais e golos decisivos. Foi no FC Porto que atingiu o patamar mais elevado tendo, também, feito afirmar uma forte personalidade que lhe valeu o epíteto de”MINISTRO”.

Apenas falei uma vez com Costinha. Jogava ele, na altura, no Mónaco e encontrei-o no antigo Estádio de Alvalade. Foi-me apresentado pelo meu amigo Paulo Cintrão, que tinha acabado de me substituir na TSF por causa da minha vinda para o Sporting. Recordo-me que foi ali que Costinha me disse que era Sportinguista, e que gostaria muito de um dia vestir a camisola do leão. Estávamos em 1998.

O tempo passou e Costinha acabou por vir para Portugal, mas para o Porto. Agora chega, algo surpreendentemente, ao Sporting com um discurso afirmativo, mas com afirmações pouco prudentes, nomeadamente quando fala de comunicação.

Em cenário muito pouco verde – o fundo publicitário era encarnado, branco e azul, assim como o que estava no microfone - na televisão até parecia a sala de imprensa de outro clube – Costinha apareceu sem nada vestido que o relacionasse com o Sporting e disse este mimo: “… vamos dar as informações necessárias e não aquelas que as pessoas querem.” Esta afirmação suscita-me uma série de questões: - a que pessoas se refere? Quais são as informações necessárias e as que as pessoas querem? Costinha para além de director desportivo, também é director de comunicação?

É claro que Costinha não conhece a estrutura do Sporting, mas sabe que no caso Sá Pinto – Liedson toda a gente ficou por dentro do que se passou na cabina, 2 minutos depois de tudo ter acontecido! É sinal que há “gargantas fundas”, como sempre houve, e que devem suscitar mais preocupação do que aquilo que as tais pessoas querem – não sei a quem é que serve a carapuça, será só aos jornalistas?

Costinha disse ainda, que quer fazer do Sporting um clube campeão! Percebe-se o que quis dizer, só que não usou a frase certa. É que o Sporting é um clube campeão há muito. Se dissesse que quer levar a equipa de futebol a ser campeã, talvez definisse melhor aquilo que queria comunicar, digo eu.

Resta desejar boa sorte a Costinha e que consiga libertar o Sporting das amarras que o tolhem há muito. Mas para isso, ele próprio vai ter que se libertar da “gratidão” a quem o levou até aqui. Não é tarefa fácil. Fica a expectativa.

Carlos Severino