terça-feira, 2 de março de 2010

JOÃO PINTO - O CONTRATO VITALÍCIO COM O BENFICA

Na passada 6ª feira, tive oportunidade de participar num jantar que reuniu muita gente que esteve e está ligada à Rádio TSF. Foi muito agradável encontrar velhos companheiros que fizeram daquele órgão de comunicação social uma grande referência dos Media portugueses. Foi lá que me lembrei de uma "estória" que dei em primeira mão, na TSF, de uma forma muito curiosa.

O CONTRATO VITALÍCIO

Em 1997, ainda com Manuel Damásio na presidência do Benfica, as coisas não estavam a correr bem para os encarnados. João Pinto era já a figura principal da equipa benfiquista. Em altura de crise era o João que acarretava com a equipa às costas e por isso merecia a simpatia dos adeptos que admiravam a entrega e a garra que o jogador punha nas suas actuações.

Perante os cenários menos positivos, e quando a desilusão, em último grau, tomava conta dos sócios e adeptos benfiquistas, lá vinha a medida profilática que expiava todos os males: a renovação do contrato com João Pinto.

Primeiro veio a continuidade assegurada por mais 5 anos, depois passou para 7 e, finalmente, terminou com o "CONTRATO VITALÍCIO". Em quaisquer das situações foi a TSF, através de mim, que deu as novidades em primeira mão.

O contrato vitalício foi anunciado numa tarde, em conferência de imprensa, no Estádio da Luz. Mas 2 horas antes, fruto das minhas boas fontes, foi divulgada na antena da TSF. Acontece que obtive a informação quando estava a chegar às Caldas da Rainha, onde ia tratar de assuntos pessoais.

Após ter atendido o telefonema que me garantia a veracidade da informação, parei a viatura em que me deslocava e dirigi-me, apressadamente, a um café para através de um telefone fixo, tinha melhor qualidade de som que o telemóvel, dar a novidade aos senhores ouvintes da "minha" rádio. Como faltavam alguns minutos para as 17h, para ganhar tempo para ir à conferência de imprensa, decidi gravar a notícia para entrar no respectivo bloco informativo da hora certa.


" João Pinto vai assinar um contrato vitalício com o Benfica..." Após desligar o telefone, levantei os olhos e... tinha uma dúzia de pessoas a olhar para mim boquiabertos. Pois foi, as pessoas que estavam naquele café à beira da estrada, à entrada das Caldas da Rainha, foram quem teve a notícia do contrato vitalício de João Pinto com o Benfica, em primeira mão.


Como se sabe, no futebol permanece essa máxima de Pimenta Machado: " O que é hoje verdade amanhã é mentira." João Pinto ainda passaria por mais 3 clubes sendo um deles o Sporting, em altura que eu também por lá estava, e ainda a tempo de dar grandes alegrias aos Sportinguistas, como foi a conquista do Campeonato em 2002.

Carlos Severino