domingo, 10 de janeiro de 2010

APLAUSO E ASSOBIO, SEMANA 3 a 10 JANEIRO 2010





APLAUSO


PINTO DA COSTA

O caso do túnel da Luz, a unidade Sporting/Benfica com a Petição Verdade Desportiva entregue na Assembleia da República e o Porto a 4 pontos da liderança na Liga despertou o "guerreiro". Pinto da Costa não brinca em serviço e pela defesa do seu FC Porto tudo faz. O Presidente dos Dragões aproveitou a justa homenagem a mestre Pedroto e deu, de novo, o mote já velhinho, mas normalmente eficaz, contra os que atacam o FCP. Dramatizou o sempre estimulante, para os adeptos e equipa portista, "inimigo Mouro" e prometeu dedicar o Título ao "Zé do Boné" com quem iniciou o caminho do sucesso, e que sucesso.

Pinto da Costa não facilita, e quando se trata de defender o FC Porto não há nada nem ninguém, goste-se ou não dos métodos, que o impeça. Uma lição para outros que não fazem o mesmo - defender o seu clube como a coisa mais importante do mundo - e que se contentam com posições secundárias. Por tudo isto o meu aplauso para um "Homem do Norte", que apesar de já ter ganho tantos títulos, e com 72 anos, continua a cerrar fileiras quando lhe tocam no seu Futebol Clube do Porto.






ASSOBIO


GILBERTO MADAÍL

Não há dúvida, a nível da Selecção A o Presidente federativo tem sido eficaz ao longo dos mais de uma dúzia de anos que leva à frente da FPF. No entanto, internamente Gilberto Madaíl nunca se afirmou como o verdadeiro líder do futebol português que deveria ser. Sabemos das guerras de poder e como difícil será sobreviver-lhes. Ao prestar-se a um papel secundário na entrega da Petição Verdade Desportiva, na Assembleia da República, Madaíl deu a imagem do "quero mas não posso ou não me deixam" que demonstra que está longe de ser o "Patrão" que se impunha. Mesmo assim mostrou coragem, mas não chega.

Carlos Severino