terça-feira, 12 de janeiro de 2010

OS PAINELEIROS










Entram pela nossa casa todas as semanas, mas já poucos se lembram de como nasceu esta "estória" dos paineleiros que fazem de defensores dos clubes mais emblemáticos de Portugal. Pois eu vou recordar como surgiu esta ideia de discutir, com personagens identificados com os 3 Grandes, os lances e os casos polémicos do futebol cá do burgo.


Era uma vez uma estação de rádio que agitou o espectro com ondas de inovação e irreverência em relação a tudo o que era considerado padrão. Jovem e atrevida, mas também com gente experiente que teve a coragem de largar uma vidinha calma e com rendimento garantido, salvo seja, para construir uma RÁDIO como nunca tinha havido em Portugal. A TSF, é dela que falo, inovou em todos os campos e por isso o desporto não foi excepção.


Com a época 90/91 à porta, foi feito o planeamento da programação desportiva para uma equipa da qual eu fazia parte e onde estavam como estrelas maiores Jorge Perestrelo, Fernando Correia e David Borges. O David era então o chefe de redacção - o director era Emídio Rangel - e também o ideólogo de uma nova maneira de fazer desporto na rádio.


Um dos projectos colocados em cima da mesa foi, precisamente, O PAINÉL com 3 comentadores para partir a loiça, identificados com Porto, Benfica e Sporting. Era algo inédito e por isso toda a equipa se pronunciou a favor pelo que foi assim que nasceu o primeiro programa de PAINELEIROS para o futebol.


Embora a máxima do prestigiado e meu querido amigo Aurélio Márcio, fazia parte da equipa, fosse e ainda é"jornalista não tem clube", a escolha para o programa recaiu em 3 jornalistas, a saber: António Tavares Teles defendia o FC Porto, José Manuel Freitas o Sporting e João Querido Manha o Benfica, o moderador era o David Borges.






Foi assim que nasceu o primeiro programa onde se tratava a polémica dos penáltis, dos fora de jogo mal assinalados, das transferências, das declarações deste e daquele e muito dos árbitros. Era uma tribuna livre mas cada um "puxava a brasa à sua sardinha". Ai que saudades, ai, ai como diria o saudoso Carlos Pinhão.


Aqui fica o registo de que, como tudo na vida, nada aparece por acaso. A fórmula dos PAINELEIROS, que ainda hoje faz sucesso, tem 20 anos e é da autoria de David Borges.




Carlos Severino