terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PINTO DA COSTA SEMPRE AO ATAQUE



Estamos perante nova "guerra acesa" entre Porto e Benfica, tal como há uns anos atrás, o que me fez recordar mais uma "estória" que se passou comigo e com o presidente do FC Porto antes de um jogo nas Antas com S.L. Benfica.


O jogo era para a Supertaça Cândido de Oliveira, referente à época 90/91. Nessa altura a prova entre o Campeão Nacional e o vencedor da Taça era a 2 mãos e por causa dos regulamentos que não contemplavam os golos marcados em caso de empate, havia jogos até que uma equipa tivesse mais vitórias.


No dia do encontro referente à temporada 90/91, marcado para as Antas, a uma quarta-feira à noite, estava eu, de manhã, na redacção da TSF que era então no 12º andar da torre 2 do Amoreiras, quando o telefone tocou e um colega meu me avisou: " ... é o Pinto da Costa, diz que quer falar contigo". Comecei por mandar o meu colega aquela parte pois ainda não me sentia, na altura, com estatuto para ser contactado pelo presidente de um clube como o FCP. Mas ele insistiu, e eu lá peguei no auscultador achando que estava a ser gozado. Mas não era gozo, era mesmo JNPC. Depois de o cumprimentar perguntei ao que vinha. Respondeu-me com outra pergunta:" ... então vêm cá a cima fazer o jogo de logo à noite?" . Sim, claro, respondi eu. "Não venham, poupem a viagem porque não vão entrar no estádio!". O que é que se passa, questionei. " Vocês estiveram toda a manhã a anunciar que o jogo vai ter transmissão televisiva e como isso não é verdade já nos prejudicaram o suficiente, por isso não venham cá."


Efectivamente, o anúncio foi feito nos noticiários devido a uma informação errada, às vezes acontece, mas depois foi desmentida.


Expus o caso ao David Borges, então o chefe de redacção, que logo disse não haver razão nenhuma para não nos deslocarmos até à Invicta. A equipa era constituída pelo Fernando Correia, Pedro Gomes, eu e o João Veríssimo que estava no Porto à nossa espera. Duas horas antes do começo da partida lá estávamos nós junto ao Estádio das Antas. Pelo sim pelo não pedimos ao Veríssimo, que vivia no Porto e era tido como pessoa que se dava bem com PC, para ir apalpar o terreno. Passado um bocado lá apareceu o João, com cara de poucos amigos, lamentando-se que os porteiros tinham ordens expressas para nos barrar a entrada.



Perante o cenário que se nos deparou, resolvemos não insistir. Acabámos por ver o jogo no Aleixo, o famoso restaurante. Ainda me lembro que não jantámos com a satisfação habitual que tínhamos quando íamos fazer jogos. Não foi pela qualidade da comida que estava óptima, foi porque, como profissionais, gostávamos de desempenhar as nossas funções. Mas daquela vez não foi possível.


Pinto da Costa era assim ontem e é assim hoje. Quando sente que alguém prejudica o FCP, no caso nem foi de propósito, aí está ele de garras afiadas em defesa da "sua dama", ponto.


Já agora, o FC Porto ganhou esse jogo por 1-0 e levou a Supertaça ao fim de 4 encontros.


Carlos Severino